Sumários
A evolução histórica das CE’s à UE: o triunfo da integração económica e comercial
7 Outubro 2022, 18:00 • Andreia Mendes Soares e Castro
O triunfo da integração económica e a validade do método de Monnet: a construção do projeto europeu sob uma agenda económica. O aprofundamento do processo de integração económica fundamentado em necessidades económicas reais. A integração económica como um meio. O protagonismo da CEE: a criação da União Aduaneira; o “objetivo 1992” de concretização do mercado interno.
A matriz teórica do projeto europeu: das teorias da integração às teorias da governação
30 Setembro 2022, 18:00 • Andreia Mendes Soares e Castro
A evolução do projeto e a mudança da agulha teórica. A UE como um sistema político (teorias da governação). A influência neofederalista nos dias de hoje: a “Federação de Estados-Nação”.
A ideia europeia de Charles De Gaulle e a “Europa das Pátrias”.
O debate sobre o futuro da UE. A visão de Macron para o futuro da UE: a refundação da Europa. O regresso das teorias da integração e o valor do neofuncionalismo.
A matriz teórica do projeto europeu: das teorias da integração às teorias da governação
28 Setembro 2022, 18:00 • Andreia Mendes Soares e Castro
Os paradigmas clássicos: supranacionalismo (ou a integração como processo), federalismo (ou a integração como Estado) e intergovernamentalismo (ou a integração como defesa do Estado-nação). A influência federalista. O pragmatismo e o gradualismo do método de Monnet.
A originalidade do método de Monnet: a integração gradual e supranacional
23 Setembro 2022, 18:00 • Andreia Mendes Soares e Castro
A criação das novas Comunidades Europeias (CE's) com os Tratados de Roma: a CEE e a CEEA.
Conceitos de método comunitário e método intergovernamental: elementos diferenciadores. A atualidade do método de Monnet.
A originalidade do método de Monnet: a integração gradual e supranacional
21 Setembro 2022, 18:00 • Andreia Mendes Soares e Castro
A ideia da reconciliação franco-alemã. A Declaração Schuman de 9 de Maio de 1950 e o seu caráter revolucionário. A criação da CECA em 1951. A questão do rearmamento alemão ou da participação da Alemanha no esforço de defesa europeia. O fracasso da CED e da CPE e a ruptura do paralelismo entre união económica e união política.