Demonstração da coerência das metodologias com os objectivos
Trata-se de uma unidade curricular teórico-prática e como tal os objetivos delineados são predominantemente cognitivos e atitudinais. As aulas fazem uso de métodos de ensino diversificados e adaptados aos diferentes objetivos de aprendizagem de forma a explicar os principais conteúdos programáticos definidos, estimulando o debate sobre os mesmos e sua aplicação com casos práticos adequados aos conteúdos, desenvolvendo-se assim capacidade de receber aprendizagens e escuta ativa. Ainda no domínio cognitivo, pretende-se desenvolver nos alunos competências de análise crítica, de síntese e resolução de problemas, facilitando ao aluno a compreensão da utilidade e aplicação dos conteúdos. Por essa razão, far-se-á uso de métodos ativos, participativos e prospetivos, tais como o de estudo de casos, discussão e trabalho em grupo, entre outros, para potenciar a aplicação dos diferentes conceitos e das diversas abordagens teórico-práticas, para compreender e resolver problemas e para desenvolver, assim, a capacidade de análise e de interpretação. O recurso aos métodos ativos e participativos permite ainda desenvolver nos alunos competências atitudinais, tais como a escuta ativa, o respeito pelos outros, o trabalho colaborativo e capacidade de fundamentarem opiniões com base nos conteúdos. Esta articulação das competências nos domínios cognitivo e das atitudes pretende ainda fornecer aos estudantes uma preparação para a investigação aplicada e a intervenção profissional em contextos educativos.