Plano de Estudos

Sociedade Civil Transnacional 9229502

Contextos

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Pretende-se que os docentes adquiram conhecimento sobre os processos de formação da sociedade civil transnacional, a sua evolução enquanto sujeito composto por um conjunto de atores domésticos e globais, bem como a sua influência sobre as questões globais. Tendo a unidade curricular uma natureza eminentemente teórico-prática, espera-se que os discentes consigam aplicar os conhecimentos adquiridos sobre o conceito de sociedade civil transncional, os seus atores, modos de ação e fundamentos teóricos à realidade do sistema internacional contemporâneo. O objetivo é estimular, por parte dos alunos, uma atitute científica e profissional, que lhes permita desenvolver argumentos próprios e autónomos sobre os desafios colocados pela agência internacional de atores transnacionais e não governamentais.

Programa

1.O conceito de sociedade civil; 1.1. Elementos caracterizadores; 1.2. A sociedade civil enquanto projeto normativo e processo histórico; 2.  Globalização e sociedade civil transnacional; 2.1. O novo ativismo transnacional; 2.2. Esfera pública digital; 2.3. A globalização e os seus discursos; 3. As redes transnacionais de mobilização; 3.1. Características; 4. Os media como sujeitos da sociedade civil transnacional; 4.1. A evolução dos media como sujeitos das relações internacionais; 5. As organizações não-governamentais como sujeitos da sociedade civil transnacional; 5.1. Formas de ação das organizações não-governamentais; 6. Os movimentos sociais coordenados e o ativismo digital; 6.1. Génese, características e evolução; 7. Perspetivas teóricas; 7.1. O cosmopolitismo e os seus autores; 8. Sociedade civil transnacional e questões globais. 8.1. Os movimentos LGBTQIA+; 8.2. Os movimentos anti-globalização; 8.3. Os movimentos de justiça global;  

Método de Avaliação

1.Explanação dos conteúdos programáticos com vista à transmissão de conhecimento; 2. Metodologia de avaliação: 2.1. Época Normal: avaliação contínua. Na época normal, a avaliação contínua compreende a realização de dois testes individuais, escritos e presenciais. Cada teste individual, escrito e presencial tem a ponderação de 50% da nota da época normal. Os testes escritos pretendem aferir o conhecimento que o(a) estudante tem dos conteúdos programáticos; 3.2. Épocas de recurso e especial: avaliação final. Nas épocas de recurso e especial, a avaliação compreende a realização de um exame final escrito, individual e presencial. O exame escrito, individual e presencial corresponderá a 100% da nota da época de recurso e da época especial. O exame aferirá o conhecimento que o(a) estudante tem dos conteúdos programáticos.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 68.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Networks of Courage and Hope: Social Movements in the Internet Age: Castells, M. 2015 Castells, M. (2015). Networks of Courage and Hope. Social Movements in the Internet Age. cambridge: Polity Press.
  • The New Transnational Activism: Tarrow, S. 2005 Tarrow. S. (2005). The New Transnational Activism. Cambridge: Cambridge University Press.
  • Global Civil Society 2021: Ten years of Critical Reflection.: Kaldor, M., Moore, H. & Selchow, S. (eds.) 2012 Kaldor, M., Moore, H. & Selchow, S. (eds.) (2012). Global Civil Society 2021: Ten years of Critical Reflection.Basingstoke: Palgrave Macmillan.
  • Social Movements: an Introduction.: Diani, M., Della Porta, D. 2006 Diani, M., Della Porta, D. (2006). Social Movements: an Introduction. MA.: Blackwell Publishing.
  • Non-Governmental Organizations in World Politics.: Willetts, P. 2010 Willetts, P. (2010). Non-Governmental Organizations in World Politics. Routledge.
  • Global communication and foreign policy.: Gilboa, E. 2002 Gilboa, E. (2002). Global communication and foreign policy. Journal of Communication, 52 (4), 731-748.
  • Routledge Handbook of Global Citizenship Studies: Engin, E. and Nyers, P. 2014 Engin, E. and Nyers, P. (2014). Routledge Handbook of Global Citizenship Studies. UK: Routledge.
  • Introducing Globalization: Ties, Tension and Uneven Integration: Sparke, M. 2013 Sparke, M. (2013). Introducing Globalization: Ties, Tension and Uneven Integration. Malden: MA, Wiley Blackwell.
  • Activists beyond Borders: Advocacy Networks in International Politics.: Keck, M. & Sikkink, C. 1998 Keck, M. & Sikkink, C. (1998). Activists beyond Borders: Advocacy Networks in International Politics. Ithaca: Cornell University Press.
  • Global Civil Society: Keane, J. 2003 Keane, J. (2003). Global Civil Society. Cambridge: Cambridge University Press.
  • The Idea of Global Civil Society: Kaldor, M. 2003a Kaldor, M. (2003a). The Idea of Global Civil Society. International Affairs, 79(3), 583-593.
  • Liberation Technology: Diamond, L. 2010 Diamond, L. (2010). Liberation Technology. Journal of Democracy, 21(3), 69-83.

Secundária

  • Cosmopolitanism: ideals and realities.: Held, D. 2010 Held, D. (2010). Cosmopolitanism:ideals and realities. Cambridge: Polity Press.
  • Smart Mobs. The Next Social Revolution.: Rheingold, H. 2002 Rheingold, H. (2002). Smart Mobs. The Next Social Revolution. Cambridge: Basic Books.
  • Making Democracy Work: Putnam, R. 1993 Putnam, R. (1993). Making Democracy Work. Princeton: Princeton University Press.
  • Global Civil Society: An Answer to War.: Kaldor, M. 2003b Kaldor, M. (2003b). Global Civil Society: An Answer to War. Cambridge: Polity Press.

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 1 Semestre

2024/2025 - 1 Semestre

2022/2023 - 1 Semestre

2021/2022 - 1 Semestre

2013/2014 - 1 Semestre

2014/2015 - 1 Semestre

2015/2016 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2019/2020 - 1 Semestre

2020/2021 - 1 Semestre