Descrição

2024/2025 + Info

Historial

A Licenciatura em Relações Internacionais foi adequada ao regime jurídico fixado pelo Decreto-Lei n.º 74/2006 (Processo de Bolonha) em 2007.

Objectivos

No Século XXI o Mundo está diferente: os negócios são internacionais, assim como as oportunidades e as ameaças à segurança. As empresas modernas e o setor público necessitam de técnicos superiormente preparados nas áreas da Economia Internacional, do Direito Comunitário e Internacional e das Ciências Sociais implicadas nas Relações Internacionais. Com esta licenciatura pretende-se preparar cidadãos com maior capacidade de “ler” a conjuntura internacional e de esboçar cenarizações no quadro da evolução da matriz de forças internacionais. Esta perspetiva aduz ainda competências, ao nível nacional, para interpretar ou analisar criticamente os alinhamentos políticos, quer de caráter sistémico, quer de caráter circunstancial.

Saídas Profissionais

Diplomata; Embaixador; Assessor(a); Coordenador de departamento de Relações Internacionais em empresas e organizações; Técnico dos serviços de Relações Internacionais em empresas e instituições públicas; Politólogo; Docente universitário(a); Investigador(a).

  • Organismos ligados à cooperação com Estados estrangeiros;
  • Serviços de Relações Internacionais dos diversos Ministérios;
  • Atividades de representação nacional no estrangeiro, designadamente concurso à carreira diplomática;
  • Departamentos de Relações Internacionais das empresas;
  • Organizações Internacionais;
  • Investigação.

Regime de Funcionamento

Regime totalmente presencial, com a possibilidade de existirem sessões de tutoria e/ou acompanhamento online.

Propinas

Os valores de propinas podem ser consultados aqui: Propinas 1º Ciclo.