Plano de Estudos
Administração de Recursos Partilhados 8102505
Contextos
Groupo: 5_Plano 2014/2015 > 1º Ciclo > Tronco comum
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos que lhes permitam compreender os principais conceitos e implementar serviços partilhados setores privado e público. Os objetivos específicos da UC passam por: • Apresentar e discutir os vários modelos de funcionamento de serviços partilhados. • Abordar a implementação de serviços partilhados como uma estratégia de gestão para aumentar a qualidade, a eficiência e eficácia das organizações, quer no setor privado quer no setor público. • Fortalecer os conceitos de "Processos de Negócio" e aplicações de Sistemas e Tecnologias de Informação e Comunicação como plataformas de utilização e difusão de serviços partilhados. • Abordar o percurso de planeamento, montagem, avaliação e evolução dos serviços partilhados.
Programa
1. Modelos Organizativos Centralizados vs. Descentralizados 2. As Organizações - Clientes, Canais, Serviços, Pessoas e Riscos 3. Unidades de Serviços Partilhados (USP) - Os Modelos de Negócio 4. Processos e Atividades Organizacionais - Aplicação do Modelo CANVAS e a Cadeia de Valor da Organização 5. Sistemas e Soluções Tecnológicas base das USP 6. Benchmarking e Avaliação das Unidades de Serviços Partilhados (USP) 7. Framework para o Faseamento de Conceção, Implementação e Evolução de Unidades de Serviços Partilhados (USP)
Método de Avaliação
Metodologia de Ensino - Exposição das matérias teóricas acompanhadas de exemplos e exercícios. Recurso a estudo de casos, discussão em grupo e análise de problemas para aplicação das matérias dadas, procurando estimular capacidades de análise crítica, de pensamento reflexivo e de aplicação concreta de conceitos e conhecimentos teóricos em contextos organizacionais públicos. Metodologia de Avaliação – Na Época Normal, a avaliação faz-se através de dois testes individuais escritos, cada um com ponderação de 50%. Nas Épocas de Recurso e Especial, a avaliação consiste na realização de um exame final (100%)
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 68.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Proposta de uma ferramenta de análise dos Serviços Partilhados da Administração Pública: Domingos, L.; & Monteiro, M.H 2017 Domingos, L.; & Monteiro, M.H. (2017). Proposta de uma ferramenta de análise dos Serviços Partilhados da Administração Pública. In A. Azevedo, A. Sarmento, & L. S. Rodrigues, Atas da Conferência da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação. Os Sistemas de Informação na Inovação e na Competitividade (Vol. 16, pp. 443-461). APSI/ISCAP-IPP.
- Os serviços partilhados e a administração pública: Monteiro, M. H. 2011 Monteiro, M. H. (2011). Os serviços partilhados e a administração pública. Interface - Administração Pública .
- Essentials o shared services: Bergeron, B. 2013 Bergeron, B. (2013). Essentials of shared services. Wiley.
Secundária
- An integrative literature review and empirical validation of motives for introducing shared services in government organizations: Paagman, A.; Tate, M.; Elfi Furtmueller, E.; & Bloom. J 2015 Paagman, A.; Tate, M.; Elfi Furtmueller, E.; & Bloom. J. (2015). An integrative literature review and empirical validation of motives for introducing shared services in government organizations. International Journal of Information Management, 35(1), 110-123.
- Types of Shared Services Business Models in Public Administration: Joha, A.; & Janssen, M. 2011 Joha, A.; & Janssen, M. (2011). Types of Shared Services Business Models in Public Administration. Bertot, J.; Nahon, K.; Chun, S.A.; Luna-Reyes, L. & Atluri, V. (Eds.), The Proceedings of the 12th Annual International Conference on Digital Government Research (pp. 26-35). Association for Computing Machinery
- Motives for establishing shared service centers in public administrations: Janssen, M.; & Joha, A. 2006 Janssen, M.; & Joha, A. (2006). Motives for establishing shared service centers in public administrations. International Journal of Information Management, 26 (2), 102-115.
- Sharing services, saving money? Five risks to cost-saving when organizations share services.: Elston, T. & MacCarthaigh, M. 2016 Elston, T. & MacCarthaigh, M. (2016), Sharing services, saving money? Five risks to cost-saving when organizations share services. Public Money & Management, 36(5), 349-356, DOI: 10.1080/09540962.2016.1194081.
- On the dynamics of reform resistance: Why and how bureaucratic organizations resist Shared Service Center reforms: Boon, J. & Vershoest, K. 2018 Boon, J., & Verhoest, K. (2018). On the dynamics of reform resistance: Why and how bureaucratic organizations resist Shared Service Center reforms. International Public Management Journal, 21(4), 533-557. DOI: 10.1080/10967494.2016.1276494.
- How to get best value from HR: the shared services option: Reilly, P. & Williams, T. 2016 Reilly, P. & Williams, T. (2016). How to get best value from HR: the shared services option. Routledge.
- Management information systems (17th ed): Laudon & Laudon 2021 Laudon, K. C. & Laudon (2021). Management information systems: Managing the digital firm (17th Ed.) Pearson.
- Process innovation: reengineering work through information technology: Davenport, T. 1993 Davenport, T. (1993). Process innovation: reengineering work through information technology.HBSPress.
- Ciência da administração: Bilhim, J.A 2014 Bilhim, J.A. (2014). Ciência da administração. ISCSP.
- Teoria organizacional - estruturas e pessoas: Bilhim, J. A. 2013 Bilhim, J. A. (2013). Teoria organizacional - estruturas e pessoas (7.ª Ed).ISCSP.
- Shared services in finance and accounting: Bangemann, T. O. 2005 Bangemann, T. O. (2005). Shared services in finance and accounting. Gower Publishing Limited.
- Shared services centers synergy and performance: Wandera, M. 2017 Wandera, M. (2017). Shared services centers synergy and performance. LAP LAMBERT Academic Publishing.
- Shared services in local government: improving service delivery: Tomkinson, R. 2018 Tomkinson, R. (2018). Shared services in local government: improving service delivery. Routledge.
- Shared services center a complete guide - 2021: Shared Services Center A Complete Guide - 2021 2020 The Art of Service - Shared Services Center Publishing (2020). Shared services center a complete guide - 2021. The Art of Service - Shared Services Center Publishing.
- Gestão de sistemas de informação. Frameworks, modelos e processos: Henriques, T. 2019 Henriques, T. (2019). Gestão de sistemas de informação. Frameworks, modelos e processos.FCA.
- The black book of outsourcing - how to manage the changes, challenges, and opportunities.: Brown, D., & Wilson, S. 2008 Brown, D., & Wilson, S. (2008). The black book of outsourcing - how to manage the changes, challenges, and opportunities.Wiley.