Plano de Estudos

Introdução às Políticas de Desenvolvimento de Recursos Humanos 46102

Contextos

Groupo: 1_Plano de Estudos 2017/2018 > 3º Ciclo > Parte Escolar > Tronco comum

ECTS

10.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta unidade curricular desenvolve o conhecimento sociológico sobre o mundo do trabalho como base para o estudo e formulação de políticas de desenvolvimento de recursos humanos. Os/As estudantes deverão desenvolver a capacidade de: 1. Fazer uma leitura sociológica sobre os modos como as transformações socioeconómicas e os contextos sociais influenciam o trabalho e o emprego e, consequentemente, as políticas de desenvolvimento de recursos humanos nas organizações. 2. Pensar criticamente sobre a intervenção da Gestão de Recursos Humanos nas organizações. 3. Debater os diferentes temas de forma fundamentada e crítica, recorrendo a textos científicos e fazendo uso dos dados disponíveis. 4. Relacionar as temáticas estudadas com o desenvolvimento de futuros projetos de investigação.

Programa

1. Sociedade, Gestão de Recursos Humanos (GRH) e Políticas de Desenvolvimento de Recursos Humanos (PDRH). 1.1. O debate sobre o sentido da intervenção da GRH nas organizações. 1.2. Trabalho digno, qualidade de emprego, ética e responsabilidade social das organizações. 1.3. Tensão e complementaridade entre sociologia e gestão de recursos humanos. 2. Transformações Socioeconómicas, Desigualdades Sociais e PDRH. 2.1. Globalização, mudanças tecnológicas e transformações do emprego. 2.2. Destabilização do emprego e desigualdades sociais. 3. PDRH nas Organizações. 3.1. PDRH no sector público e nas pequenas empresas. 3.2. Formação, desenvolvimento e competências. 3.3. Participação nas organizações. 3.4. Igualdade de género nas organizações.

Método de Avaliação

Avaliação: Trabalho individual escrito, com apresentação oral. Elementos considerados na avaliação do trabalho individual: trabalho escrito (70%) + apresentação oral (20%) + avaliação pelos colegas da apresentação oral tendo por base um conjunto de critérios fornecido pelas docentes (10%). Metodologias de ensino: ensino expositivo e participativo, promovendo a leitura e discussão de textos científicos e a análise de dados relevantes para o estudo das matérias lecionadas.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 184.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Research Handbook on the Future of Work and Employment Relations.: Townsend, K. & Wilkinson, A. 2013 Townsend, K. & Wilkinson, A., (2013). Research Handbook on the Future of Work and Employment Relations. Cheltenham: Edward Elgar Publishing.
  • Human Resource Management. Rethorics and Realities.: Legge, K. 2004 Legge, K. (2004). Human Resource Management. Rethorics and Realities. Basingstoke: Palgrave.
  • Temas Atuais da Sociologia do Trabalho e da Empresa: Kovács, I. 2014 Kovács, I. (Org.) (2014). Temas Atuais da Sociologia do Trabalho e da Empresa. Coimbra: Almedina.
  • Managing Employment Relations.: Gennard, J., Judge, G. & Bennett, T. 2016 Gennard, J., Judge, G. & Bennett, T. (2016). Managing Employment Relations. London: CIPD.
  • Human Resource Management: A Critical Approach.: Collings, D., Wood, G. & Szamosi, L. 2019 Collings, D., Wood, G. & Szamosi, L. (2019). Human Resource Management: A Critical Approach. 2.ª Edição. London: Routledge.
  • Towards Critical Human Resource Management Education (CHRME): a sociological imagination approach.: Bratton, J. & Gold, J. 2015 Bratton, J. & Gold, J. (2015). Towards Critical Human Resource Management Education (CHRME): a sociological imagination approach. Work, Employment and Society, 29(3), 496–507.
  • The Oxford Handbook of Human Resource Management.: Boxall, P., Purcell, J. & Wright, P. 2008 Boxall, P., Purcell, J. & Wright, P. (2008). The Oxford Handbook of Human Resource Management. Oxford: OUP.
  • Auto-emprego e transições positivas? Elementos de uma relação ambivalente.: Assunção, F. 2009 Assunção, F. (2009). Auto-emprego e transições positivas? Elementos de uma relação ambivalente. Atas do XIII Encontro Nacional de SIOT - Viver o Trabalho (pp. 201-213). Lisboa: APSIOT.
  • A Handbook of Human Resource Management Practice.: Armstrong, M. 2006 Armstrong, M. (2006). A Handbook of Human Resource Management Practice. Cambridge: Cambridge University Press.
  • Os profissionais de gestão de recursos humanos: Competências e espaços de reconhecimento profissional.: Almeida, A. 2011 Almeida, A. (2011). Os profissionais de gestão de recursos humanos: Competências e espaços de reconhecimento profissional. In T. Carvalho, T. Caria & R. Santiago (Eds.), Grupos profissionais, profissionalismo do conhecimento: Tendências, problemas e perspectivas (pp. 97-108). Porto: Edições Afrontamento.

Secundária

Disciplinas de Execução

2025/2026 - 1 Semestre

2023/2024 - 1 Semestre

2024/2025 - 1 Semestre

2021/2022 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2019/2020 - 1 Semestre

2020/2021 - 1 Semestre

2022/2023 - 1 Semestre