Demonstração da coerência das metodologias com os objectivos

Os métodos expositivo e participativo permitem que os alunos sejam capazes de definir temas e problemas de investigação em que utilizem os conceitos e abordagens desta área, analisando-os criticamente e debatendo as questões teóricas, práticas e éticas que suscitam. As experiências e práticas profissionais são particularmente úteis para estimular a análise crítica, mas também a capacidade de os alunos entenderem conceitos e seus reflexos práticos. A realização de um trabalho-projeto, com uma investigação individual, permite que os alunos redefinam os conceitos abordados, aplicando-os à sua temática, descubram problemas originais e relevantes a estudar, e resolvam potenciais dificuldades. Permite ainda que os alunos aprofundem capacidades de investigação (pesquisa, síntese e interpretação de informação) nesta área de estudo. A realização do trabalho escrito e sua apresentação e discussão oral permite desenvolver a capacidade de comunicação. Os métodos participativos e ativos permitem desenvolver atitudes, nomeadamente de autocritica e de receberem críticas e sugestões; de trabalho autónomo e com brio; e de respeitar os princípios e regras éticas e deontológicas da investigação científica.