Demonstração da coerência das metodologias com os objectivos
Tratando-se de uma proposta de Unidade de Crédito para um 1º Ciclo de Estudos do Ensino Superior as opções relativas às metodologias e ao sistema de avaliação centram-se prioritariamente em metodologias activas de aprendizagem e descoberta, bem como em processos de aprendizagem por acção e experimentação. São estes os vectores que norteiam as opções metodológicas e de avaliação propostas. Por outro lado, e procurando-se fomentar também a aprendizagem do, e pelo, trabalho em equipa (aliás, um dos tópicos dos conteúdos programáticos), a avaliação contempla uma valorização de 50% desta componente nos trabalhos a realizar pelos alunos. Os restantes 50% da ponderação no sistema de avaliação referem-se a uma avaliação individual, a qual garante que a valoração final obtida pelo aluno resulta em pelo menos metade do seu esforço e desempenho individual. Por outro lado, existindo também objectivos de índole cognitiva a serem alcançados com esta unidade de crédito, justifica-se um parâmetro de avaliação através do qual seja mensurada a aquisição desses conhecimentos.