Métodos de Ensino e Avaliação
A metodologia de ensino é mista: depois de motivar o aluno para um problema e de apresentar o quadro de análise (esclarecendo os conceitos usados), há uma discussão em grupo. Os alunos deverão ter lido os textos predefinidos antes da aula. Com base numa busca aos arquivos da Harvard Business Review por artigos dos últimos 25 anos subordinados ao tema do planeamento estratégico, foram identificados 86 textos. Uma seleção destes textos serão objeto de análise pelos alunos. A modalidade de avaliação recomendada é a Contínua, que consiste num trabalho individual escrito que vale 60% da classificação final e os restantes 40% por conta de uma apresentação individual em aula sobre um dos 86 textos a atribuir. A elegibilidade à Avaliação Contínua exige a presença (até ao final de cada sessão) em pelo menos metade das sessões. Nota: No âmbito da Avaliação Final, o exame vale 100% da classificação final e versará uma seleção dos 86 textos, assim como os clássicos (Porter e Mintzberg).