Demonstração da coerência das metodologias com os objectivos
Esta UC funciona num formato muito próximo do seminário e, portanto, espera-se que os alunos leiam e participem intensivamente nas discussões. As discussões giram em torno de tópicos específicos e da literatura atribuída e / ou estudos de caso. Esta metodologia é particularmente adequada para estudantes graduados e para cumprir com objetivos de aprendizagem como são a análise critica das várias faces e posições do Estado. A aula expositiva, é a estratégia pedagógica que permite dar a conhecer aos estudantes as principais referências teóricas no âmbito da antropologia do estado porque parte de uma seleção previa. Partindo daí, o estudante é incentivado ao trabalho autónomo de: a) Resumir material complexo de modo sucinto e b) Aprender a pensar a partir da teoria. A leitura orientada, que incidirá tanto sobre materiais teóricos como etnográficos ajudará o estudante a conceber o Estado como produto de práticas e representações e a compreender ao modo como ele e incorporado, transformado e rejeitado. É igualmente importante para contactar com várias ‘formações’ de Estado. A leitura como estratégia pedagógica é fundamental nesta unidade curricular também para que o estudante consiga perceber o enquadramento teórico de dados etnográficos. A discussão em sala é a estratégia pedagógica pensada para estimular e desenvolver o pensamento crítico do estudante que é um elemento transversal aos vários objetivos de aprendizagem. É também muito necessária para promover a interação com os pares e seniores, através da troca de ideias, e como estratégia que permite melhorar a performance na apresentação oral em público.