Métodos de Ensino e Avaliações

As modalidades de avaliação em vigor são as seguintes: a) Avaliação contínua (AC), na Época Normal (EN); b) Avaliação final (AF), na Época de Recurso (ER) e Época Especial (EE). A avaliação contínua (AC) disponível na EN contém três momentos de Avaliação: 25% - Projeto de Análise Ética em Grupo: Os alunos, organizados em grupos, selecionam uma empresa real ou caso fictício que envolva um dilema ético relevante para a GRH. Analisam o caso usando as teorias éticas aprendidas, devendo identificar os stakeholders envolvidos, avaliar os impactos das diferentes decisões e propor uma solução ética e viável. Apresentação do projeto em formato vídeo, narrado, de um modo criativo e apelativo, com tempo e espaço para perguntas, debate e discussão do mesmo com a turma. O vídeo e apresentação do mesmo é realizado em grupo, contudo, a nota atribuída aos elementos do grupo não será necessariamente a mesma, solicitando-se inclusive ao grupo a sua heteroavaliação. A nota deste elemento de avaliação será assim individual. 25% - Reflexão Individual Crítica sobre um dilema Os alunos devem escrever um ensaio reflexivo sobre um dilema ético que enfrentaram (ou poderiam enfrentar) em num ambiente de trabalho. Neste ensaio, numa página A4, o aluno deve: Descrever o dilema e o contexto; Analisar as diferentes perspectivas e valores envolvidos; Aplicar as teorias éticas aprendidas para avaliar as opções; Explicar qual decisão tomariam e porquê; Refletir sobre o que aprenderam com a experiência e como. 50% Teste escrito O teste escrito é individual, presencial e sem consulta. A avaliação final (AF), disponível na ER e na EE, consiste num exame final, escrito, individual, presencial e sem consulta. O exame final tem uma ponderação de 100 % na nota final da unidade curricular. O acesso à modalidade de avaliação contínua (AC) implica a adesão escrita do aluno, no link disponível para esse efeito no Moodle, no decurso das duas primeiras semanas de aulas.