Demonstração da coerência do programa com os objectivos
Os conteúdos programáticos: 1., 1.1, 3, 3.1, e 3.2 foram concebidos para irem ao encontro com o objetivo pedagógico (I): Perceber os mecanismos e os processos que provocam e alteram a variação genética e evolução. O objetivo (II) é abordado especificamente nos conteúdos: 1.2, 1.3 e 2. Os objetivos pedagógicos (III e IV) têm um carácter mais pragmático e operacional promovendo aptidões altamente técnicas nos conteúdos: 1.3 e 1.5 respetivamente, mas também transversais ao conteúdo 2. O objetivo de aprendizagem (V) insere-se diretamente nos conteúdos 4 e 5 mas também parcialmente no conteúdo 6. O objetivo (VI) é demonstrado sobretudo no conteúdo 1.6 com tópicos especificamente dedicados. Por fim, o objetivo de aprendizagem (VII) que tem por inerência fomentar o espírito crítico e a reflexividade é abordado no ponto 7 dos conteúdos programáticos. O objetivo (V) envolve uma parte de exposição, mas também de investigação e apresentação por parte dos alunos de alguns temas. O objetivo (VI) envolverá uma visita de estudo ou de um seminário de especialistas nestes domínios forense e paleogenético. Por fim o objetivo (VII) favorecerá sobretudo um método participativo onde os alunos através de fóruns de discussão e debates poderão aprofundar alguns tópicos como o racismo versus genética ou a propriedade dos dados genéticos e suas implicações ético-legais.