Demonstração da coerência das metodologias com os objectivos

Para o objetivo de aprendizagem (I) irá recorrer-se a uma miríade de métodos pedagógicos particularmente o demonstrativo e a experimentação laboratorial, mas também o método interrogativo e sobretudo o método ativo. O objetivo (II) envolverá uma grande parte expositiva teórica, mas também de resolução prática de exercícios teórico-práticos. Os objetivos de aprendizagem (III e IV) são os mais pragmáticos e serão aplicados métodos sobretudo participativos onde os alunos irão poder hands on praticar e analisar pedigrees genéticos e analisar filogenias moleculares. O objetivo (V) envolve uma parte de exposição, mas também de investigação e apresentação por parte dos alunos de alguns temas. O objetivo (VI) envolverá uma visita de estudo ou de um seminário de especialistas nestes domínios forense e paleogenético. Por fim o objetivo (VII) favorecerá sobretudo um método participativo onde os alunos através de fóruns de discussão e debates poderão aprofundar alguns tópicos como o racismo versus genética ou a propriedade dos dados genéticos e suas implicações ético-legais.