Demonstração da coerência das metodologias com os objectivos
As atividades de ensino-aprendizagem e as respetivas tarefas de avaliação, foram alinhadas com os objetivos de aprendizagem (AO), considerando-se as respetivas horas de contato e o trabalho autónomo do aluno articulados com orientação tutorial. O processo de aprendizagem dos estudantes inicia-se com aulas expositivas, com base em textos teóricos fundamentais e recursos digitais (infografias, mapas interativos, vídeos, documentos multimédia) que lhes providenciarão conhecimento e elementos de análise e reflexão sobre as lógicas e os contextos geográficos, históricos, populacionais, políticos e culturais que configuram as duas áreas etnográficas; os estudantes deverão participar individual e ativamente nas aulas; e mostrar capacidade para apresentar e discutir textos e temas sob a observação/moderação dos docentes. Deverão ser capazes de gerir a sua participação em trabalhos de grupo; organizar dossiers temáticos assim como painéis de discussão. A orientação tutorial auxiliará à realização de trabalhos escritos e preparação de estudo auto-orientado.