Demonstração da coerência das metodologias com os objectivos

A metodologia de ensino utilizada valoriza três aspetos fundamentais:  1) a exposição da matéria, a par da análise e discussão semanal de artigos científicos, usando uma linha condutora clara e um treino de reflexão e integração de teorias e dados de investigação;  2) a análise e discussão de questões concretas e de casos reais, através de metodologias mais participadas, colaborativas, relacionais e, nalguns casos, experienciais e com a presença de convidadxs; e  3) o acompanhamento, durante a elaboração do trabalho (cujo objetivo é a explicitação e integração dos modelos teóricos e dos dados de investigação em práticas de investigação qualitativa ou quantitativa iniciática), para que os/as estudantes vão já desenvolvendo e aprofundando competências de investigação. O foco em metodologias simultaneamente mais dedicadas a aspetos conceptuais e metodológicos, bem como experienciais e de reflexão crítica sobre a aprendizagem, facilitarão o aumento de conhecimento sobre formas de investigar socialmente impactantes, aumentando também as possibilidades dos/as estudantes perceberem criticamente os conteúdos, e os saberem aplicar de forma útil e coerente na sua prática de investigação, nas suas práticas e nas suas políticas de Gestão Humanizada de Pessoas.