Demonstração da coerência das metodologias com os objectivos
A metodologia a adoptar nesta UC assume três princípios: 1) Respeito pelo pluralismo e complexidade da teoria sociológica, prevenindo-se assim uma aproximação pedagógica teoricamente monolítica e excludente; 2) Respeito pela variedade dos modos pelos quais é apresentado o conhecimento sociológico; 3) Adopção de modelos pedagogicamente activos. Na medida em que se respeita e valoriza a diversidade e complexidade da teoria sociológica é também proporcionado um ambiente educativo propício à reflexão e à discussão crítica das diferentes perspectivas, correntes e tradições. Este objectivo favorece as competências e capacidades processuais (para além das cognitivas) que se pretendem desenvolver nos estudantes: capacidade para recolher, seleccionar e interpretar a informação pertinente nos domínios estudados; capacidade para discutir temas e tópicos relevantes, implicando-se nos debates desenvolvidos em contexto da aprendizagem; saber construir textos escritos de acordo com convenções e regras éticas vigentes no meio académico; ser capaz de comunicar oralmente as suas ideias nas aulas. Tendo em conta o perfil académico heterogéneo dos estudantes que frequentam o mestrado (estudantes com formações de base diversificadas no domínio das ciências sociais), combinam-se abordagens instrutivas clássicas com abordagens de tipo construtivista. Esta combinação permite aprofundar e sistematizar a história do pensamento sociológico, ao mesmo tempo que a torna mais acessível aos estudantes com uma menor preparação de base. Prevê-se o desenvolvimento de um conjunto diversificado de sessões de contacto em sala, complementadas por sessões de orientação tutorial. Com base nas concepções construtivistas de Bolonha, diversificam-se as estratégias pedagógicas e introduz-se um critério relativo à maior ou menor ambição do estudante face ao reportório de temas disponíveis. Sessões de contacto em sala: 1.Sessões expositivas: sessões de debate; sessões multimédia; sessões follow up (os trabalhos que os estudantes tiverem desenvolvido para efeitos de avaliação final são apresentados oralmente em grande grupo e aí discutidos). 2.Sessões tutoriais: estas sessões serão de dois tipos: por um lado, sessões de esclarecimento (para clarificar dúvidas ou fornecer elementos de consulta bibliográfica para efeitos de elaboração do trabalho final escrito ou da apresentação oral e discussão); por outro lado, sessões de aprofundamento (o mesmo que o anterior, acrescido de uma orientação mais aprofundada e focalizada para efeitos de preparação e realização de trabalhos de avaliação).