Demonstração da coerência das metodologias com os objectivos
O docente irá recorrer a um conjunto variado de métodos pedagógicos, desde o expositivo até ao interrogativo favorecendo, porém, o método ativo e participativo incentivando os alunos a darem o seu contributo e a partilharem os seus pontos de vista num espírito de tolerância, diálogo construtivo e respeito pela diversidade de opiniões. Para o objetivo de aprendizagem (I) usar-se-á o método expositivo e interrogativo sobretudo para desenvolver os conceitos de biocentrismo e antropocentrismo, mas também o método ativo através de discussão de leitura de textos fundamentais de filófosos ambientais, bem como chuva de ideias conceptuais e resumos esquemáticos. Para operacionalizar o conceito de biodiversidade os estudantes serão convidados a realizar um exercício prático de inventário biológico onde ficarão a conhecer as multicamadas e dimensões conceptuais do termo através de uma pedagogia demonstrativa onde no final terão de ser capazes de tomar decisões fundamentadas cientificamente. A concretização do objetivo de aprendizagem (II) implica a exposição por parte do docente de algum enquadramento teórico conjugada obrigatoriamente com a participação dos alunos no debate decorrente das leituras de textos seminais (Rappaport, Tim Ingold, Descola). Este objetivo de aprendizagem está conjugado com a orientação tutorial presencial e on-line que os alunos devem usar para esclarecerem as suas dúvidas e questões relativamente às questões que forem sendo suscitadas pela leitura. Para a operacionalização do contributo da Etnobiologia- objetivo de aprendizagem (III) irá recorrer-se sobretudo a diversos estudos de caso onde os estudantes são convidados a trabalharem em grupo e a exporem alguns resultados científicos principais de estudos etnobiológicos conduzidos em diversas geografias e latitudes. O objetivo de aprendizagem (IV) implica necessariamente uma abordagem pedagógica mais inovadora no sentido de estimular os estudantes a desenvolverem o seu espírito crítico sobre vários temas ambientais avançados. Irá assim recorrer-se a visualização de dois documentários, uma visita de estudo e uma saída de campo, bem como será convidada uma personalidade especialista num dos temas avançados para partilhar o seu know-how. O último objetivo de aprendizagem (V) vai envolver o método expositivo, demonstrativo mas sobretudo experimental onde os estudantes terão de aplicar hands on as ferramentas metodológicas que aprenderam para conduzir um mini-projecto que obrigará também à orientação tutorial presencial e on-line.