Programa
Pesquisa de Marketing
Licenciatura Bolonha em Ciências da Comunicação
Programa
1.COMPREENDER E PLANEAR AS ACTIVIDADES DE MARKETING a.Primeira aproximação ao conceito de marketing. b.Enquadramento histórico. c.Objectos e objectivos de marketing. d.Marketing estratégico e operacional. Plano de marketing e de vendas. e.Missão, objectivos e estratégia da organização. 2.ANALISAR O MERCADO a.O mercado na perspectiva do marketing: marketing network. b.Mercado em sentido restrito. Análise de mercado. c.Mercado de consumo final e mercado das organizações. 3.DETECTAR OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO a.Análise macroambiental. Oportunidades e ameaças. b.Análise microambiental. Concorrência. c.Estudo do consumidor e análise de tendências. d.Análise-diagnóstico: SWOT. 4.UTILIZAR A PESQUISA DE MARKETING a.Processo decisório: risco e informação. b.Sistema de informação de marketing: marketing intelligence e marketing research. c.Tipos de estudos mais comuns em pesquisa de marketing. d.Plano e processo de pesquisa. e.Ética.