Demonstração da coerência das metodologias com os objectivos

Dada a vocação essencialmente prática de "Pesquisa de Marketing" e a sua complementaridade com "Marketing", os estudantes deverão saber perspectivar situações e resolver problemas, à luz dos conhecimentos adquiridos. A metodologia utilizada pretende estimular as capacidades analíticas, interpretativas, cooperativas e criativas dos alunos, levando-os a saber identificar problemas de pesquisa e a escolher as melhores abordagens para recolher, analisar e divulgar informação pertinente e útil para a tomada de decisão em marketing, tanto em trabalho de equipa como individual. Pela natureza complementar das disciplinas "Pesquisa de Marketing" e "Marketing", o trabalho integra matérias de ambas, divididas pelos respectivos semestres. Os propósitos principais da realização dos trabalhos são ajudar os estudantes a familiarizarem-se com conceitos, técnicas, instrumentos e organizações reais, exercitando estes conhecimentos de uma forma tão aproximada quanto possível ao que virá a ser-lhes exigido no mercado de trabalho nas áreas de Marketing, Estudos de Mercado e Comunicação; incentivar os estudantes a enriquecerem-se intelectual e tecnicamente, pesquisando e procurando ver mais longe. O trabalho será realizado em grupo (4-5 elementos) e consistirá num projecto ou relatório sobre uma estratégia de marketing. Os estudantes poderão aproveitar este trabalho para desenvolver e consolidar projectos de empreendedorismo. Deverá incluir, em "Pesquisa de Marketing": Introdução: o tema e a sua relevância. Breve descrição da organização e do produto/serviço em estudo. Método: plano de pesquisa detalhado: problema de marketing e necessidade da pesquisa; objectivos da pesquisa; necessidades de informação; população (universo e amostra); estudos, método e técnicas de recolha de informação; locais e datas de recolha da informação. Fontes utilizadas. 1. Estudo do consumidor. 2. Tendências macroambientais. 3. Análise da concorrência. 4. Análise SWOT e recomendações. As apresentações orais visam avaliar a capacidade de os estudantes falarem estruturadamente perante audiências sobre pesquisa de marketing. Os exames solicitam comentários a notícias e resolução de problemas práticos de pesquisa de marketing.