Demonstração da coerência das metodologias com os objectivos

Trata-se de uma unidade curricular teórico-prática e como tal aos objetivos delineados são predominantemente cognitivos, embora também inclua outros de índole relacional. As aulas fazem uso de métodos de ensino expositivo e participativo de forma a explicar os principais conceitos e noções do programa definido, estimulando o debate e aplicação com casos práticos adequados aos conteúdos, desenvolvendo também competências relacionais como a capacidade de receber aprendizagens e de escuta ativa. Ainda no domínio cognitivo, pretende-se desenvolver nos alunos competências de análise crítica, de síntese e resolução de problemas. Por essa razão far-se-á uso de métodos ativos, tais como o de estudo de casos, de discussão e de trabalho em grupo, para potenciar a aplicação dos conceitos abordados e desenvolver nos alunos a capacidade de análise e de resolução de problemas. O recurso aos métodos ativos permite ainda desenvolver nos alunos competências relacionais, tais como a escuta ativa, o respeito pelos outros, o trabalho colaborativo e a capacidade de fundamentarem as suas opiniões com base em factos científicos. A participação ativa nas aulas permite, por sua vez, melhorar as capacidades de síntese e de comunicação dos alunos.