Sumários

Apresentação e discussão do POSTER - Últimas considerações sobre a unidade curricular de IPEFE

17 Maio 2023, 19:30 Albino Pereira Guimaraes da Cunha

  Pré-Projeto_IPEFE– Acompanhamento/orientação tutorial - Um ponto de situação e um trabalho interativo com o objetivo de preparar e elaborar o Poster, nas suas componentes escrita e oral)


→ POSTER – Critérios de avaliação

Últimas considerações sobre a unidade curricular de IPEFE


→ A Formação Profissional, o Emprego e o Serviço Social: objetivos, transformações, condicionantes e formas de intervenção

10 Maio 2023, 19:30 Albino Pereira Guimaraes da Cunha

2. A formação profissional: objetivos, estruturas e formas de intervenção 

3. O emprego: transformações, condicionantes e intervenção técnica

→ A Formação Profissional, o Emprego e o Serviço Social: objetivos, transformações, condicionantes e formas de intervenção

____ 

_Componente prática

 

→ Mapa-Síntese 2. | 3. A Formação Profissional, o Emprego e o Serviço Social: objetivos, transformações, condicionantes e formas de intervenção.

 

_Leituras de base:

 

→ Martins, J. (2020). O Papel do Assistente Social na área do Emprego e da Formação Profissional. Relatório de Estágio II. Lisboa: ISCSP-Universidade de Lisboa.

→ Projeto de Estágio II - Jéssica Martins: Gabinete de Inserção Profissional – Junta de Freguesia de Alcochete. Lisboa: ISCSP-Universidade de Lisboa.

→ Conselho Nacional de Educação. (2020). Educação e Formação Profissional: reflexões e perspetivas. In Conselho Nacional de Educação. Estado da Educação 2019. Lisboa: Conselho Nacional de Educação, pp. 410-557.

 

→ Garcia, S. (2018). Pontes entre Políticas Públicas, Serviço Social e Empregabilidade. In Carvalho, M. I. Serviço Social em Educação. Lisboa: Pactor, pp. 115-129.

 

→ O FUTURO DO TRABALHO. 

UM OLHAR SOBRE AS PROFISSÕES E O EMPREGO PERANTE

O IMPACTO TRANSFORMADOR DA QUARTA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL (FONTES: World Economic Forum (2016), The Future of Jobs: Employment, Skills and Workforce Strategy for the Fourth Industrial Revolution; Frey, Carl B. e Osborne, Michael A. (2013), The Future of Employment: How Susceptible are Jobs to Computerisation)


2. A formação profissional: objetivos, estruturas e formas de intervenção 3. O emprego: transformações, condicionantes e intervenção técnica

3 Maio 2023, 19:30 Albino Pereira Guimaraes da Cunha

2. A formação profissional: objetivos, estruturas e formas de intervenção 

3. O emprego: transformações, condicionantes e intervenção técnica

→ A Formação Profissional, o Emprego e o Serviço Social: objetivos, transformações, condicionantes e formas de intervenção

____ 

_Componente prática

 

→ Mapa-Síntese 2. | 3. A Formação Profissional, o Emprego e o Serviço Social: objetivos, transformações, condicionantes e formas de intervenção.

 

_Leituras de base:

 

→ Martins, J. (2020). O Papel do Assistente Social na área do Emprego e da Formação Profissional. Relatório de Estágio II. Lisboa: ISCSP-Universidade de Lisboa.

→ Projeto de Estágio II - Jéssica Martins: Gabinete de Inserção Profissional – Junta de Freguesia de Alcochete. Lisboa: ISCSP-Universidade de Lisboa.

→ Conselho Nacional de Educação. (2020). Educação e Formação Profissional: reflexões e perspetivas. In Conselho Nacional de Educação. Estado da Educação 2019. Lisboa: Conselho Nacional de Educação, pp. 410-557.

 

→ Garcia, S. (2018). Pontes entre Políticas Públicas, Serviço Social e Empregabilidade. In Carvalho, M. I. Serviço Social em Educação. Lisboa: Pactor, pp. 115-129.


Prova Escrita de Avaliação – 1º elemento

26 Abril 2023, 19:30 Albino Pereira Guimaraes da Cunha

 

Prova Escrita de Avaliação – 1º elemento

 

→ Ficha de Avaliação Escrita Individual – Caso Prático


1.2. → Intervenção social em contexto educativo

19 Abril 2023, 19:30 Albino Pereira Guimaraes da Cunha

1.2. → Intervenção social em contexto educativo

 

→ Exercício Prático 5 - Um caso prático de ação/intervenção social em contexto educativo e/ou escolar: a avaliação do seu impacto

→ Fase 0 - Características do acompanhamento do(s) utente(s)cliente(s) (criança, jovem, adulto, idoso, grupo, turma, ...)/Elementos de informação sobre o acompanhamento

→ Fase 1 - Análise ( Estudo da situação do(s) utente(s) cliente(s) (criança, jovem, adulto, idoso, grupo, turma, entidade,...)

 

→ “Aprender na e com a Prática Profissional”_Assistentes Sociais/AS – Convites e Práticas – 

→ Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio → Serviço Social → A intervenção da Técnica de Serviço Social do Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio - URL: https://aesas.pt/estruturas-e-servicos/gaaf-spo/servico-social/