Sumários
Apresentação e discussão do POSTER - Últimas considerações sobre a unidade curricular de IPEFE
17 Maio 2023, 19:30 • Albino Pereira Guimaraes da Cunha
→ Pré-Projeto_IPEFE– Acompanhamento/orientação tutorial - Um ponto de situação e um trabalho interativo com o objetivo de preparar e elaborar o Poster, nas suas componentes escrita e oral)
→ POSTER – Critérios de avaliação
Últimas considerações sobre a unidade curricular de IPEFE
→ A Formação Profissional, o Emprego e o Serviço Social: objetivos, transformações, condicionantes e formas de intervenção
10 Maio 2023, 19:30 • Albino Pereira Guimaraes da Cunha
2. A formação profissional: objetivos, estruturas e formas de intervenção
3. O emprego: transformações, condicionantes e intervenção técnica
→ A Formação Profissional, o Emprego e o Serviço Social: objetivos, transformações, condicionantes e formas de intervenção
____
_Componente prática
→ Mapa-Síntese 2. | 3. - A Formação Profissional, o Emprego e o Serviço Social: objetivos, transformações, condicionantes e formas de intervenção.
_Leituras de base:
→ Martins, J. (2020). O Papel do Assistente Social na área do Emprego e da Formação Profissional. Relatório de Estágio II. Lisboa: ISCSP-Universidade de Lisboa.
→ Projeto de Estágio II - Jéssica Martins: Gabinete de Inserção Profissional – Junta de Freguesia de Alcochete. Lisboa: ISCSP-Universidade de Lisboa.
→ Conselho Nacional de Educação. (2020). Educação e Formação Profissional: reflexões e perspetivas. In Conselho Nacional de Educação. Estado da Educação 2019. Lisboa: Conselho Nacional de Educação, pp. 410-557.
→ Garcia, S. (2018). Pontes entre Políticas Públicas, Serviço Social e Empregabilidade. In Carvalho, M. I. Serviço Social em Educação. Lisboa: Pactor, pp. 115-129.
→ O FUTURO DO TRABALHO.
UM OLHAR SOBRE AS PROFISSÕES E O EMPREGO PERANTE
O IMPACTO TRANSFORMADOR DA QUARTA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL (FONTES: World Economic Forum (2016), The Future of Jobs: Employment, Skills and Workforce Strategy for the Fourth Industrial Revolution; Frey, Carl B. e Osborne, Michael A. (2013), The Future of Employment: How Susceptible are Jobs to Computerisation)
2. A formação profissional: objetivos, estruturas e formas de intervenção 3. O emprego: transformações, condicionantes e intervenção técnica
3 Maio 2023, 19:30 • Albino Pereira Guimaraes da Cunha
2. A formação profissional: objetivos, estruturas e formas de intervenção
3. O emprego: transformações, condicionantes e intervenção técnica
→ A Formação Profissional, o Emprego e o Serviço Social: objetivos, transformações, condicionantes e formas de intervenção
____
_Componente prática
→ Mapa-Síntese 2. | 3. - A Formação Profissional, o Emprego e o Serviço Social: objetivos, transformações, condicionantes e formas de intervenção.
_Leituras de base:
→ Martins, J. (2020). O Papel do Assistente Social na área do Emprego e da Formação Profissional. Relatório de Estágio II. Lisboa: ISCSP-Universidade de Lisboa.
→ Projeto de Estágio II - Jéssica Martins: Gabinete de Inserção Profissional – Junta de Freguesia de Alcochete. Lisboa: ISCSP-Universidade de Lisboa.
→ Conselho Nacional de Educação. (2020). Educação e Formação Profissional: reflexões e perspetivas. In Conselho Nacional de Educação. Estado da Educação 2019. Lisboa: Conselho Nacional de Educação, pp. 410-557.
→ Garcia, S. (2018). Pontes entre Políticas Públicas, Serviço Social e Empregabilidade. In Carvalho, M. I. Serviço Social em Educação. Lisboa: Pactor, pp. 115-129.
Prova Escrita de Avaliação – 1º elemento
26 Abril 2023, 19:30 • Albino Pereira Guimaraes da Cunha
Prova Escrita de Avaliação – 1º elemento
→ Ficha de Avaliação Escrita Individual – Caso Prático
1.2. → Intervenção social em contexto educativo
19 Abril 2023, 19:30 • Albino Pereira Guimaraes da Cunha
1.2. → Intervenção social em contexto educativo
→ Exercício Prático 5 - Um caso prático de ação/intervenção social em contexto educativo e/ou escolar: a avaliação do seu impacto
→ Fase 0 - Características do acompanhamento do(s) utente(s)cliente(s) (criança, jovem, adulto, idoso, grupo, turma, ...)/Elementos de informação sobre o acompanhamento
→ Fase 1 - Análise ( Estudo da situação do(s) utente(s) cliente(s) (criança, jovem, adulto, idoso, grupo, turma, entidade,...)
→ “Aprender na e com a Prática Profissional”_Assistentes Sociais/AS – Convites e Práticas –
→ Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio → Serviço Social → A intervenção da Técnica de Serviço Social do Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio - URL: https://aesas.pt/estruturas-e-servicos/gaaf-spo/servico-social/