Objectivos
Licenciatura Bolonha em Serviço Social (pós-laboral)
Sendo uma unidade curricular teórico-prática, visa desenvolver competências nos domínios cognitivo e das atitudes. No domínio cognitivo incide sobre as competências de aquisição, compreensão e aplicação. Pretende-se assim que os alunos identifiquem as principais perspetivas teóricas que têm dominado os discursos de reforma do sistema educativo e sejam capazes de refletir sobre os problemas e desafios que se colocam no domínio da educação na sociedade atual. Pretende-se que os alunos distingam os sistemas de educação dos da formação profissional, e dominem a linguagem e conceitos próprios da formação profissional e do emprego. Pretende-se que os alunos conheçam as metodologias de intervenção destas áreas, não descurando as competências de investigação no estudo e diagnóstico da realidade social para decisão sobre as formas de intervenção. Nas atitudes visa-se o desenvolvimento de competências de escuta ativa, respeito pelos outros, trabalho em grupo e de fundamentar opiniões.