Plano de Estudos

Desigualdade e Equidade em Saúde DES

Contextos

Groupo: 2_Plano 2014/15 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco comum

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Capacitar os estudantes para compreender, analisar e intervir criticamente sobre os determinantes sociais da saúde, reconhecendo as desigualdades estruturais que afetam o acesso, a qualidade e os resultados em saúde, com foco na promoção da equidade.

Programa

1. Desigualdade e equidade em saúde 2. Determinantes sociais da saúde 3. Estigma e discriminação 4. Classe social e estatuto socioeconómico 5. Género e orientação sexual 6. Raça, etnia e imigração 7. Ética e justiça social 8. Políticas públicas na redução das desigualdades na saúde

Método de Avaliação

Atividade 1 – Apresentação oral/ promoção de debate: Uma exposição oral e promoção de debate em sala de aula sobre um dos tópicos do programa (ver FUC) ou alguma problemática que lhe seja afim. O ponto de partida, ou o mote, para a exposição oral/promoção de debate podem ser artigos, livros, capítulos de livro, ou outros materiais que sejam, preferencialmente, de índole científica. Esta atividade vale 30% da classificação final. Atividade 2 – Revisão de literatura: Um trabalho individual escrito (revisão de literatura) sobre um dos tópicos do programa (pode ser ou não o mesmo tópico selecionado para a apresentação oral/promoção de debate), a entregar no final do semestre. A RL deverá estar fundamentada exclusivamente em bibliografia científica, preferencialmente artigos científicos. Partindo de uma problemática, deve ser formulada uma pergunta de partida que guie a RL. A pergunta de partida deve versar sobre um aspeto (problema, questão, assunto) muito particular de uma temática para que se possa aprofundar a RL. Esta atividade vale 70% da classificação final. A avaliação em época de recurso será feita mediante a apresentação de uma revisão de literatura que vale 100% da classificação final e que será objeto de apresentação e discussão oral. Aplicam-se à revisão de literatura a entregar em Época de Recurso as mesmas regras e os mesmo critérios de avaliação usados em Época Normal de Avaliação.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 69.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Inequalities in health: definitions, concepts, and theories, Global Health Action: Arcaya, Mariana C., Alyssa L. Arcaya & S. V. Subramanian 2015 Arcaya, Mariana C., Alyssa L. Arcaya & S. V. Subramanian (2015) Inequalities in health: definitions, concepts, and theories, Global Health Action, 8:1, 27106, DOI: 10.3402/gha.v8.27106
  • Poverty dynamics, poverty thresholds and mortality: An age-stage Markovian model: Bernstein SF, Rehkopf D, Tuljapurkar S, Horvitz CC 2018 Bernstein SF, Rehkopf D, Tuljapurkar S, Horvitz CC (2018) Poverty dynamics, poverty thresholds and mortality: An age-stage Markovian model. PLoS ONE 13(5): e0195734. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0195734
  • Theory and methods: Defining equity in health: Braveman P., & S. Gruskin 2003 Braveman P., & S. Gruskin (2003), Theory and methods: Defining equity in health, J Epidemiol Community Health;57:254–258
  • Long-term reduction in implicit race bias: A prejudice habit-breaking intervention: Devine, Patricia G., Patrick S. Forscher, Anthony J. Austin & William T. L. Cox 2012 Devine, Patricia G., Patrick S. Forscher, Anthony J. Austin & William T. L. Cox (2012) Long-term reduction in implicit race bias: A prejudice habit-breaking intervention, J Exp Soc Psychol.; 48(6): 1267–1278. doi:10.1016/j.jesp.2012.06.003.
  • Da noção de determinação social à de determinantes sociais da saúde: Garbois, Júlia Arêas, Francis Sodré & Maristela Dalbello-Araujo 2017 Garbois, Júlia Arêas, Francis Sodré & Maristela Dalbello-Araujo (2017), Da noção de determinação social à de determinantes sociais da saúde, Saúde Debate | Rio de Janeiro, V. 41, N. 112, P. 63-76, Jan-Mar 2017
  • Patterns of Health-Related Gender Inequalities. A Cluster Analysis of 45 Countries: Heinz, Andreas, Carolina Catunda, Claire van Duin, Torbjørn Torsheim, & Helmut Willems 2020 Heinz, Andreas, Carolina Catunda, Claire van Duin, Torbjørn Torsheim, & Helmut Willems (2020), Patterns of Health-Related Gender Inequalities. A Cluster Analysis of 45 Countries, Journal of Adolescent Health 66, pp. 29-39
  • "Brave Men” and “Emotional Women”: A Theory-Guided Literature Review on Gender Bias in Health Care and Gendered Norms towards Patients with Chronic Pain: Samulowitz, Anke, Ida Gremyr, Erik Eriksson & Gunnel Hensing 2018 Samulowitz, Anke, Ida Gremyr, Erik Eriksson & Gunnel Hensing (2018) “Brave Men” and “Emotional Women”: A Theory-Guided Literature Review on Gender Bias in Health Care and Gendered Norms towards Patients with Chronic Pain, Pain Research and Management, Volume 2018, Article ID 6358624, 14 pages, https://doi.org/10.1155/2018/6358624
  • More than culture: Structural racism, intersectionality theory, and immigrant health: Viruell-Fuentes, Edna A., Patricia Y. Miranda & Sawsan Abdulrahim 2012 Viruell-Fuentes, Edna A., Patricia Y. Miranda & Sawsan Abdulrahim (2012) More than culture: Structural racism, intersectionality theory, and immigrant health, Social Science & Medicine, Volume 75, Issue 12, Pages 2099-2106
  • The Impact of Inequality: Wilkinson, Richard 2006 Wilkinson, Richard (2006), The Impact of Inequality, social research Vol 73: No 2, pp. 711-732
  • How are income and wealth linked to health and longevity?: Woolf, Steven H., Laudan Aron, Lisa Dubay, Sarah M. Simon, Emily Zimmerman & Kim X. Luk 2015 Woolf, Steven H., Laudan Aron, Lisa Dubay, Sarah M. Simon, Emily Zimmerman & Kim X. Luk (2015), How are income and wealth linked to health and longevity?, Urban Institute, Center on Society and Health

Secundária

Disciplinas de Execução

2025/2026 - 2 Semestre

2024/2025 - 2 Semestre