Plano de Estudos

Dinâmicas Populacionais 9300107

Contextos

Groupo: 2_Plano 2014/15 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco comum

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

1. Compreender as dinâmicas populacionais que influenciam o volume e estrutura da população a partir de uma perspetiva multi-escalar (internacional, nacional e regional). 2. Refletir sobre as tendências atuais dos fenómenos demográficos e os desafios societais que representam. 3. Utilizar as principais fontes de dados para o estudo das dinâmicas populacionais. 4. Calcular e interpretar os indicadores demográficos fundamentais. 5. Desenvolver competências para a investigação.

Programa

1. Dinâmicas populacionais a partir de uma perspectica multi-escalar. 2. Tendências atuais dos fenómenos demográficos e desafios societais. 3. Principais fontes de dados para o estudo das dinâmicas populacionais. 4. Indicadores demográficos fundamentais (mortalidade, natalidade e migrações). 5. A investigação aplicada sobre dinâmicas populacionais.

Método de Avaliação

 As aulas serão teórico-práticas e decorrerão a partir da articulação de momentos expositivos com exercícios e análise da literatura de referência sobre as dinâmicas populacionais. A avaliação está de acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos e Competências do II ciclo de estudos. Consistirá num exame escrito individual, a realizar durante o período letivo, e representará 100% da classificação final.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 69.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Demografia. A Ciência da População.: Nazareth, J. Manuel 2004 Nazareth, J. Manuel (2004). Demografia. A Ciência da População. Presença.
  • Demografia: objecto, teorias, métodos.: Bandeira, M.L. 2004 Bandeira, M.L. (2004). Demografia: objecto, teorias, métodos. Escolar Editora.
  • Questões Demográficas. Demografia e Sociologia da População: Fernandes, A.A. 2008 Fernandes, A.A. (2008). Questões Demográficas. Demografia e Sociologia da População. Edições Colibri.
  • Demography: Measuring and Modeling Population Processes.: Preston, S., Heuveline, P. & Guillot, M. 2009 Preston, S., Heuveline, P. & Guillot, M. (2009). Demography: Measuring and Modeling Population Processes. Wiley-Blackwell.
  • Health and Migration in The European Union: Better Health for All in an Inclusive Society.: Fernandes, A. & Miguel, J.P. 2009 Fernandes, A. & Miguel, J.P. (eds.) (2009). Health and Migration in The European Union: Better Health for All in an Inclusive Society. Pro-Brook Ed.
  • Dinâmicas Demográficas e Envelhecimento da População Portuguesa (1950-2011): evolução e perspectivas: Bandeira, M.L. 2014 Bandeira, M.L. (dir.) (2014). Dinâmicas Demográficas e Envelhecimento da População Portuguesa (1950-2011): evolução e perspectivas. Fundação Francisco Manuel dos Santos
  • Demography: the Study of Human Population.: Lundquist, H. J., Anderton, D.L. & Yaukey, D. 2015 Lundquist, H. J., Anderton, D.L. & Yaukey, D. (2015). Demography: the Study of Human Population. Waveland Press.
  • Introdução à Demografia. Trabalhos práticos.: Bandeira, M. L. &Pintassilgo, S. C. 2018 Bandeira, M. L. &Pintassilgo, S. C. (2018). Introdução à Demografia. Trabalhos práticos. Escolar Editora.

Secundária

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 1 Semestre

2024/2025 - 1 Semestre

2021/2022 - 1 Semestre

2015/2016 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2019/2020 - 1 Semestre

2020/2021 - 1 Semestre

2022/2023 - 1 Semestre