Plano de Estudos

Pensamento Sociológico Contemporâneo 9300108

Contextos

Groupo: 2_Plano 2014/15 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco comum

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta unidade curricular visa proporcionar aos estudantes: a) as bases para o conhecimento aprofundado das principais correntes e tradições do pensamento sociológico: clássicas, modernas e contemporâneas; b) o conhecimento aprofundado das principais correntes do pensamento sociológico contemporâneo à luz da sua origem, desenvolvimento e influência; c) o desenvolvimento de competências analíticas e reflexivas que estimulem a discussão crítica das perspectivas teóricas da Sociologia; d) o desenvolvimento de capacidade comunicativa e argumentativa relacionada com a utilização e aplicação das perspectivas teóricas abordadas.    

Programa

1. Fundações e Níveis de Análise 1.1. Fundações: o pensamento sociológico na Europa e nos Estados Unidos da América. 1.2. Níveis de Análise: paradigmas sociológicos 2. Principais tradições sociológicas do Século XX 2.1. Teorias Microssociológicas (Interaccionismo Simbólico e Dramaturgia; Fenomenologia e Etnometodologia; Teorias da Troca e da Escolha Racional). 2.2. Teorias Macrossociológicas (Funcionalismo e Análise Sistémica; Estruturalismo e Teorização Cultural; Teorias do Conflito e Neomarxismo(s); Teoria Crítica e Escola de Frankfurt). 3. Perspectivas sociológicas sobre a natureza das sociedades contemporâneas 3.1. Teorizações sobre o fim da Sociedade Industrial 3.2. Globalização 3.3. O desenvolvimento das teorias "pós" (pós-modernidade, pós-feminismo, pós-secularismo, pós-democracia, pós-humano) 3.4. A metaforização do social (sociedade líquida; sociedade de risco; sociedade da informação, sociedade em rede)

Método de Avaliação

O ensino irá conciliar o método expositivo com a análise e discussão oral de textos cuja leitura prévia deverá ser feita pelos estudantes. Os referidos textos serão disponibilizados na plataforma e-learning do ISCSP. A avaliação de conhecimentos será realizada do seguinte modo:     a) Apresentação oral de análise crítica de um artigo científico (corresponde a 15% da nota final)   b) Apresentaçºao escrita e oral de um ensaio que deverá indicar os principais argumentos e o debate científico promovido pelos distintos autores sobre o tema escolhido pelo estudante (corresponde a 85% da nota final)         

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 69.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Baert, P., Silva, F. (2014). Teoria Social Contemporânea. Lisboa: Editora Mundos Sociais. Beck, U. (2002). Risk Society. London: Sage. Giddens, A. (2000). A dualidade da estrutura. Agência e Estrutura. Lisboa: Celta. Giddens, A. e Turner, J. (Coord.). (1999): Teoria Social Hoje. S. Paulo:UNESP. Berger, P. L. e Luckmann, T. (1999). A construção social da realidade. Lisboa: Dinalivro. Bourdieu, P.. (2010). A Distinção. Uma crítica social da faculdade do juízo. Lisboa: Edições 70. Calhoun, C. (2012). Contemporary Sociological Theory. Oxford: Wiley-Blackwell. Corcuff, Ph. (2001). As Novas Sociologias. Construções da realidade social . Vral: Sintra. Foucault, M. (1996). Vigiar e Punir - Nascimento da Prisão. Petrópolis: Vozes. Paiva, A. (Coord.) (2014). Pensamento Sociológico. Uma Introdução Didática às Teorias Clássicas. Lisboa: Pactor.  Ritzer, G. e Smart, B. (Ed.). (2003). Handbook of Social Theory. London: Sage Publications. Turner, B.S. (ed.) (2002). Teoria Social. Algés: Difel. : null null

Secundária

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Disciplinas de Execução

2023/2024 - 1 Semestre

2024/2025 - 1 Semestre

2021/2022 - 1 Semestre

2015/2016 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2019/2020 - 1 Semestre

2020/2021 - 1 Semestre

2022/2023 - 1 Semestre