Plano de Estudos

Seminário Temático I 9300205

Contextos

Groupo: 2_Plano 2014/15 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco comum

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Proporcionar conhecimentos em Psicologia, especificamente nas áreas da saúde, bem-estar, família e sociedade e como estas se relacionam na perspectiva desta área do saber. Contribuir para o desenvolvimento da reflexão e do pensamento crítico a partir das perspetivas dos ciclos vitais das famílias, saúde mental e sociedade. Promover competências ao nível das principais problemáticas da saúde mental ao longo da vida, . Desenvolver capacidade de análise e contextualização de estratégias de intervenção com vista à promoção de bem-estar e qualidade de vida dos indivíduos, ao longo do ciclo vital. Capacitar os estudantes para a reflexão sobre o bem-estar ao longo da vida, considerando problemas como a depressão ou a ansiedade na sociedade e suas implicações a nível individual e coletivo. Promover capacidades para responder aos desafios da saúde, considerando o bem-estar psicológico e saúde mental.

Programa

1. Psicologia da Saúde a. Conceptualização e questões fundamentais b. Psicologia da Saúde & Sociedade c. Desigualdade, democracia e saúde 2. Ciclo Vital da Família e Sociedade a. Ciclos Vitais das Famílias: diferentes formas de ser família b. Envelhecimento & Família: Mudanças, Desafios e Oportunidades c. Família e Saúde: relações e implicações ao longo da vida 3. Saúde Mental ao longo da vida a. Definições e Conceitos fundamentais b. Fatores Protetores e de Risco nas diferentes fases de vida c. Depressão & Ansiedade: os grandes flagelos do século XXI d. Álcool e outras drogas ao longo da vida e. Tecnologia e bem-estar psicológico f. Relações Sociais, grupos e pertença f. Sociedade e saúde mental

Método de Avaliação

A avaliação será feita a partir da elaboração de um trabalho individual (100%) onde conste a definição de um tema de interesse para o aluno aprofundar, uma breve revisão da literatura, bem como uma reflexão crítica do mesmo.O trabalho escrito terá uma ponderação de 60%, a apresentação intercalar em aula 20% e a discussão final do mesmo 20%.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 69.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • The inner level: How more equal societies reduce stress, restore sanity and improve everyone's well-being: Wilkinson, R. ; Pickett, K. 2019 Wilkinson, R., & Pickett, K. (2019). The inner level: How more equal societies reduce stress, restore sanity and improve everyone's well-being. London: Penguin Press.
  • The expanding family life cycle: Individual, family, and social perspectives: McGoldrick, M., Preto, N. A. G. ; Carter, B. A. 2015 McGoldrick, M., Preto, N. A. G., & Carter, B. A. (2015). The expanding family life cycle: Individual, family, and social perspectives. Allyn & Bacon.
  • Handbook of health psychology and aging.: Aldwin, C. M., Park, C. L.; Spiro, A. 2007 Aldwin, C. M., Park, C. L., & Spiro, A. (Eds.). (2007). Handbook of health psychology and aging. NY: Guilford Press.
  • Manual de Terapia Familiar - Teoria, Avaliação e Intervenção Sistémica.: Gouveia-Pereira, M. & Miranda, M.P. 2021 Gouveia-Pereira, M. & Miranda, M.P. (2021). Manual de Terapia Familiar - Teoria, Avaliação e Intervenção Sistémica. Lisboa: Pactor.
  • Nós e os outros: Lima, M.L. 2018 Lima, M. L. (2018). Nós e os outros. Fundação Francisco Manuel dos Santos.

Secundária

  • Depression as a disease of modernity: explanations for increasing prevalence: Hidaka, B. H. 2012 Hidaka, B. H. (2012). Depression as a disease of modernity: explanations for increasing prevalence. Journal of affective disorders, 140(3), 205-214
  • Thrive: The power of evidence-based psychological therapies.: Layard, R., ; Clark, D. M. 2014 Layard, R., & Clark, D. M. (2014). Thrive: The power of evidence-based psychological therapies. London: Penguin UK.
  • Psicologia da saúde: teoria, intervenção e pesquisa: Alves, R. F. 2011 Alves, R. F. (2011). Psicologia da saúde: teoria, intervenção e pesquisa. Eduepb.
  • Confiança nas Instituições, Bem-Estar e Depressão, em contextos de Desigualdade de Rendimentos: Catarina Rivero 2017 Rivero, C. (2017). Confiança nas Instituições, Bem-Estar e Depressão, em contextos de Desigualdade de Rendimentos. Tese de Mestrado em Sociedade, Risco e Saúde. Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas – Universidade de Lisboa. 60 pp.
  • What makes a good society? Happiness and the role of contextual and psychological factors: Catarina Rivero ; Melanie Vauclair 2018 Rivero, C., & Vauclair, C. M. (2018). What makes a good society? Happiness and the role of contextual and psychological factors. In New Interdisciplinary Landscapes in Morality and Emotion (pp. 110-123). Routledge.
  • Aging and mental health: Segal, D. L., Qualls, S. H.; Smyer, M. A. 2018 Segal, D. L., Qualls, S. H., & Smyer, M. A. (2018). Aging and mental health. Chichester: John Wiley & Sons.

Disciplinas de Execução

2025/2026 - 2 Semestre

2023/2024 - 2 Semestre

2024/2025 - 2 Semestre

2021/2022 - 2 Semestre

2015/2016 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2019/2020 - 2 Semestre

2020/2021 - 2 Semestre

2022/2023 - 2 Semestre