Plano de Estudos
Seminário Temático II 9300301
Contextos
Groupo: 2_Plano 2014/15 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco comum
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Por se tratar de uma unidade curricular de seminário, com uma forte dimensão prática, espera-se que os/as estudantes reforcem os seus conhecimentos sobre o desenho da pesquisa e aprofundem as suas competências ao nível: 1. Da recolha, análise e discussão de textos e dados relevantes para o desenvolvimento dos seus trabalhos finais de mestrado. 2. Da (re)definição dos seus objetivos de pesquisa. 3. Da problematização e conceptualização das suas pesquisas. 4. Da fundamentação das suas opções ao nível da metodologia e técnicas de recolha de dados. 5. Do desenvolvimento e aprofundamento da escrita científica. 6. Da reflexão sobre processos de pesquisa conduzidos por pares.
Programa
Programa 1. O desenho da pesquisa: principais questões e momentos. 2. Desenvolvimento, apresentação e debate das pesquisas conduzidas pelos/as estudantes
Método de Avaliação
Metodologia de ensino: - Ensino expositivo e fortemente participativo com o objetivo de criar um contexto de aprendizagem favorável ao desenvolvimento efetivo de competências de investigação pelos/as estudantes e ao avanço dos seus trabalhos finais de mestrado. Avaliação • Contributos para a discussão de outros projetos em aula (15%); • Um trabalho escrito individual (relatório de progresso) com apresentação oral dando conta dos progressos registados no projeto desde o workshop de mestrado /desde 1º ano (25% = 20% para o trabalho escrito + 5% para a apresentação oral)) • Um trabalho escrito individual com apresentação oral centrado no desenvolvimento do projeto ou no aprofundamento da problematização ou conceptualização do trabalho; pormenorização e justificação da estratégia metodológica do projeto final do mestrado ou ambas as vertentes anteriores (60% = 55% para o trabalho escrito + 5% para a apresentação oral).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 69.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Social Research Methods. Oxford: Oxford University Press.: Bryman, A. (2012). 2012 Bryman, A. (2012). Social Research Methods. Oxford: Oxford University Press.
- Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas: Teoria e Prática: Coutinho, C. P. 2014 Coutinho, C. P. (2014). Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas: Teoria e Prática . Lisboa: Almedina
- Investigação qualitativa e projecto de pesquisa. Escolhendo entre cinco abordagens: Creswell, J. W. 2014 Creswell, J. W. (2014). Investigação qualitativa e projecto de pesquisa. Escolhendo entre cinco abordagens . Porto Alegre, Brasil: Penso
- Métodos Qualitativos na Investigação Científica.: Flick, U. 2913 Flick, U. (2013). Métodos Qualitativos na Investigação Científica. Lisboa: Monitor.
- O Inquérito. Teoria e Prática: Ghiglione, R. e Matalon B. 1992 Ghiglione, R. e Matalon B. (1992). O Inquérito. Teoria e Prática. Oeiras: Celta
- Manual de Investigação em Ciências Sociais: Quivy, R. e Van Campenhoudt, L. 2003 Quivy, R. e Van Campenhoudt, L. (2003). Manual de Investigação em Ciências Sociais, Lisboa: Gradiva
- Métodos de Investigação em Sociologia: Giddens, A. 2004 Giddens, A. (2004) Métodos de Investigação em Sociologia, Sociologia. Lisboa: Fundação C. Gulbenkian.
- Metodologia das Ciências Sociais . Porto: Afrontamento: Silva, A. S. e Pinto J. M. 1986 Silva, A. S. e Pinto J. M. (1986 ). Metodologia das Ciências Sociais . Porto: Afrontamento