Plano de Estudos

Epidemiologia Social 9300104

Contextos

Groupo: 2_Plano 2014/15 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco comum

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Promover competências e proporcionar conhecimentos que possibilitem a reflexão sobre os aspetos estruturais da dinâmica das populações relacionados com a saúde e a doença Promover a aquisição de competências ao nível do cálculo e interpretação dos indicadores epidemiológicos; Desenvolver capacidades ao nível da reflexão da perspetiva global dos fenómenos demográficos e nas relações e interconexões com a saúde das populações nos diferentes contextos socio-espaciais em que decorrem; Desenvolver capacidades orientadas para a interpretação dos fenómenos demográficos, construção de indicadores genéricos adequados à caracterização das populações ? alvo de intervenções em saúde; Desenvolver competências na área da epidemiologia, conhecer as metodologias, papel na prevenção e tratamento de doenças, bem como a sua importância na criação de políticas de saúde; Promover competências para a investigação

Programa

Conceitos, uso de técnicas e métodos epidemiológicos voltados para avaliação da distribuição desigual dos processos de saúde-doença em populações humanas. Desenvolvimento recente do campo da epidemiologia social nos países em desenvolvimento, com ênfase nos estudos de género e de raça/etnia, epidemiologia ambiental e ocupacional, desigualdades sociais e saúde. O programa incluirá os seguintes temas: 1) Uma perspetiva histórica da epidemiologia social, definição e conquistas; 2) Medição da Saúde e da Doença; 3) Métodos em Epidemiologia Social (tipos de estudos) 4) Causalidade, Prevenção de Doenças Não transmissíveis, Epidemiologia e Doenças Transmissíveis 5) Epidemiologia Clínica vs Epidemiologia Social 6) Epidemiologia Ambiental e Ocupacional 7) Desigualdades e Determinantes Sociais da Saúde 8) Saúde e Políticas Sociais

Método de Avaliação

Tendo em conta os objetivos, as aulas serão teórico-práticas com sessões expositivas de caráter teórico e sessões práticas de intervenção e atividades na sala de aula. Pretende-se que a avaliação seja contínua, exigindo assiduidade, empenho e participação nos debates ao longo das aulas. Ao longo das sessões serão propostos textos selecionados para reflexão e debate em aula. Será elaborado um trabalho teórico sobre uma temática a partir dos textos propostos (80%) que será apresnetado em sala de aula (20%).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 69.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Introdução à Epidemiologia: Mausner, J., & Bahn, A. 1999 Mausner, J., & Bahn, A. (1999). Introdução à Epidemiologia . Lisboa: Serviço de Educação Fundação Calouste Gulbenkian.
  • Social determinants of health: Marmot, M., & Wilkinson , R.G. 2005 Marmot, M., & Wilkinson , R.G. (2005). Social determinants of health (2 nd Ed). New York: Oxford University Press
  • Social Epidemiology: Strategies for Public Health Activism: Cwikel, J. G. 2006 Cwikel, J. G. (2006). Social Epidemiology: Strategies for Public Health Activism (1 st Ed) New York: Columbia University Press.
  • Basic Epidemiology: Bonita, R., Beaglehole, R., & Kjellstrom, T. 2006 Bonita, R., Beaglehole, R., & Kjellstrom, T. (2006). Basic Epidemiology (2 nd Ed). Geneva: World Health Organization.
  • Social Epidemiology: Berkman , L. F., Kawachi , I., & Glymour, M. M. ( 2014 Berkman , L. F., Kawachi , I., & Glymour, M. M. (2014). Social Epidemiology (2 nd Ed). New York: Oxford University Press.
  • Methods in Social Epidemiology: Oakes , M. J., & Kaufman, J. S. 2017 Oakes , M. J., & Kaufman, J. S. (2017). Methods in Social Epidemiology (2 nd Ed). San Francisco: Jossey-Bass.

Secundária

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 1 Semestre

2024/2025 - 1 Semestre

2021/2022 - 1 Semestre

2015/2016 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2019/2020 - 1 Semestre

2020/2021 - 1 Semestre

2022/2023 - 1 Semestre