Plano de Estudos
Gestão e Administração de Organizações de Saúde 9300208
Contextos
Groupo: 2_Plano 2014/15 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco comum
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O objetivo principal da unidade curricular de Gestão e Organização de Unidades de Saúde é fornecer aos alunos um ponto de partida coerente e uma base sólida de conhecimento na área da gestão das Organizações de Saúde. Simultaneamente é, ainda, objetivo desta unidade curricular fornecer, aos alunos, exemplos de aplicação prática das principais teorias e técnicas da gestão. No final da unidade curricular o aluno deverá ter apreendido aquilo que constitui (1) uma Organização, o que é a gestão das Organizações e, quais as principais funções de um gestor. Deve, ainda, conhecer as várias Funções da Organização, os seus processos, estruturas e níveis de gestão. (2) Ter a capacidade de identificar, discutir e avaliar as várias correntes da Evolução do Pensamento em Gestão. (3) Reconhecer a importância do Planeamento, da Estratégia, da Avaliação e do Controlo Organizacional e (4) deve estar sensibilizado para os novos desafios da gestão.
Programa
1. As Envolventes Organizacionais na Saúde: Estruturas, Processos e Intervenientes. Organizações de Saúde, Gestão e Gestores 2. Inovação e Desenvolvimento Organizacional na Saúde: A Interdisciplinaridade Através da Responsabilização dos Vários Atores 3. Comprometimento e Responsabilização dos Atores Sociais na Gestão da Própria Saúde 4. Da Cadeia de Abastecimentos às Compras na Saúde: Da Satisfação à Fidelização através da Qualidade 5. Configurações Estruturais: Coordenação, Poder e Autoridade na Saúde 6. Cultura Organizacional e Modelos de Gestão na Saúde 7. Estratégia e Vantagem Competitiva na Saúde: Meios e Motivações: A Análise Estratégica e a Capacidade Negocial das Organizações de Saúde 8. Eficácia, Efetividade e Eficiência Organizacional nas Organizações de Saúde: Noção Multidimensional 9. A Governação e o Papel dos Multi-Interessados no Sector da Saúde 10. Mudança Organizacional: A Gestão como um Projeto Integrado e Centrado no Indíviduo
Método de Avaliação
As aulas presenciais teórico-práticas baseiam-se, fundamentalmente, na exposição das diferentes temáticas incluídas no programa onde serão apresentados os conceitos fundamentais pretendendo-se, desta forma, que os alunos adquiram uma visão global dos temas abordados e das suas interligações. As exposições teóricas serão complementadas pela apresentação de casos breves, geralmente baseados em situações reais, que fomentem o questionamento e o debate. Para além do material fornecido ao longo das aulas, os alunos serão incentivados a realizar pesquisas para reunirem os conteúdos de suporte ao estudo dos casos propostos e ao trabalho individual a apresentar no final do semestre sobre a forma de ensaio teórico, sobre um dos temas pertencentes ao programa e que valerá 100% da nota final.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 69.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Buchbinder S. B. & Shanks N. H. (2012). Introduction to Health Care Management. Massachusetts: Jones and Bartlett. Ferreirinha, P. Coord. (2018). Hepatite C - O Futuro Começou Aqui. Lisboa: Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, Depósito Legal 449260/18. Mintzberg, H. (2017). Managing the myths of health care: Bridging the separations between care, cure, control, and community. San Francisco: Berrett-Koehler Publishers. Nogueira, F. (2014). Da Saúde ao Económico/Do Económico à Saúde: Questões, Políticas e Contributos para o seu Desenvolvimento. In Leandro, E. &. Monteiro, B. (Eds), Saúde no Prisma da Sociologia - Olhares Plurais. Lisboa, Psicossoma. Nunes, J. M. Coord. (2019). Resgate da Dignidade: A Declaração Universal dos Direitos Humanos e os 40 anos do SNS. Coimbra: Editora Minerva. Porter, M. E. & Lee, T. H. (2013, October). The Strategy That Will Fix Health Care [Web log post].Retrieved from https://www.hbs.edu/faculty/Pages/item.aspx?num=45614.: null null