Plano de Estudos

Políticas e Sistemas de Recompensas 9991108

Contextos

Groupo: 2_Plano 2016/2017 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

É objetivo global desta Unidade Curricular aprofundar e alargar os aspetos teóricos, empíricos e práticos ligados à investigação em políticas compensatórias no âmbito da gestão de pessoas, numa perspetiva histórica e contextual. Especificamente:  - Compreender os conceitos e práticas de remuneração como elemento estratégico na GRH; - Analisar a estrutura e tipologias de um sistema remuneratório; - Compreender as tendências atuais nos sistemas compensatórios e desenvolver sensibilidade critica sobre aspetos históricos; - Desenvolver competências de investigação neste domínio temático, tendo em conta as características dos trabalhadores, da organização e do contexto; - Discutir criticamente as políticas e práticas compensatórias das organizações empresariais e suas implicações éticas.   Em termos de competências, a UC visa dotar os/as alunos/as de conhecimento e capacidade para desenhar e implementar, critica e fundamentadamente, investigação sobre os processos, sistemas de compensação.

Programa

1. Conceitos, tipologias e componentes das compensações: modelos e dados empíricos 1.1. Compensações extrínsecas e intrínsecas 1.2. Relevância e limites dos sistemas de compensação 1.3. Coerência entre os sistemas compensatórios e a estratégia e cultura organizacional 1.4. Impacto do contexto externo nas compensações 1.5. Equidade interna e externa: políticas salariais justas, competitivas e equitativas 1.6. Género e diferenciação salarial 1.7. Compensações das chefias de topo 2. Análise e construção de mapas salariais 2.1. Cargos e atribuição de valores remuneratórios 3. Sistemas e políticas de remuneração, clima organizacional e produtividade 4. Motivação e sistemas de compensação 5. Desenho de políticas remuneratórias e sua relação com as necessidades psicológicas básicas 6. Relação da compensação com bens-relacionais, bem-estar e felicidade no contexto organizacional 7. Implicações éticas das políticas compensatórias 8. Novas tendências na investigação no domínio das compensações

Método de Avaliação

  Metodologia de Ensino: Serão utilizados métodos de aprendizagem mistos, incluindo os expositivos e dialógicos, e os ativos, colaborativos e participativos, de onde se destaca a discussão de estudos de caso, análise de investigações e teses, e trabalhos de grupo que envolvam os/as alunos/as na análise e aplicação de conceitos e modelos teóricos, tanto numa perspetiva de investigação, bem como de aplicação em contextos reais. Espera-se que tal resulte na aquisição de competências teóricas e metodológicas essenciais para a investigação científica e para a prática da GRH. Serão debatidos artigos de investigação cientifica e será feito o acompanhamento tutorial dos trabalhos dos/as alunos/as. Haverá convidados/as que trarão exemplos de práticas e políticas organizacionais. Metodologia de Avaliação: A avaliação sumativa é concretizada pela execução de um trabalho individual (70%), com apresentação oral (30%).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 69.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • The Study of Compensation Systems Through the Lens of Self-Determination Theory: Reconciling 35 Years of Debate: Forest, J., & Gagne, M. 2011 Forest, J., & Gagne, M. (2011). The Study of Compensation Systems Through the Lens of Self-Determination Theory: Reconciling 35 Years of Debate. CIRANO - Scientific Publication No. 2011s-54
  • Reward Performance? What Else?: Green, R.J. 2015 Green, R.J.(2015). Reward Performance? What Else? Compensation & Benefits Review, 47,103-106
  • Aligning Compensatory Systems with Organizational Culture.: Madhan, P. 2014 Madhan, P. (2014). Aligning Compensatory Systems with Organizational Culture. Compensation Benefits Review, 46 (2), 103-115
  • The WorldatWork Handbook of Total Rewards: A Comprehensive Guide to Compensation, Benefits, HR & Employee Engagement: Cafaro, D. 2021 Cafaro, D. (Ed.). (2021). The WorldatWork Handbook of Total Rewards : A Comprehensive Guide to Compensation, Benefits, HR and Employee Engagement. Newark: John Wiley & Sons
  • Stock options, restricted stock, salary, or bonus? Managing CEO compensation to maximize organizational performance: Lovett, S., Rasheed, A. A., & Hou, W. 2022 Lovett, S., Rasheed, A. A., & Hou, W. (2022). Stock options, restricted stock, salary, or bonus? Managing CEO compensation to maximize organizational performance. Business Horizons, 65(2), 115-123.
  • Strategic benefits: How employee benefits can create a sustainable competitive edge: Werner, S., & Balkin, D. B. 2021 Werner, S., & Balkin, D. B. (2021). Strategic benefits: How employee benefits can create a sustainable competitive edge. The Journal of Total Rewards, 31(1), 8-22.
  • Compensation, Benefits, and Total Rewards: A Bird’s-Eye (Re)View: Fulmer, I. S. & Li, J. 2022 Fulmer, I. S. & Li, J. (2022). Compensation, Benefits, and Total Rewards: A Bird’s-Eye (Re)View. Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior, 9(1), 147-169

Secundária

  • Humanizar as Organizações: novos sentidos para a Gestão de Pessoas: Marujo, H. Á., Neto, L. M. & Ceitil, M. (Coord.). 2019 Marujo, H. Á., Neto, L. M. & Ceitil, M. (Coord.). (2019). Humanizar as Organizações: novos sentidos para a Gestão de Pessoas. Lisboa: Edições RH.
  • Desenho de Sistemas de Recompensas.: Marujo, H. Á. 2017 Marujo, H. À. (2017). Desenho de Sistemas de Recompensas. In M.P. Lopes, P. Palma, A. Lopes, C. Botelho, C. Gomes & H. À. Marujo (Coord.), 155-190. Manual de Gestão de Recursos Humanos. Lisboa: Edições ISCSP
  • Green or Greed? An Alternative Look at CEO Compensation and Corporate Environmental Commitment: Francoeur, C., Melis, A., Gaia, S. 2017 Francoeur, C., Melis, A., Gaia, S. (2017).Green or Greed? An Alternative Look at CEO Compensation and Corporate Environmental Commitment. Journal of Business Ethics, 2017, Volume 140, Number 3, Page 439
  • Who benefits from benefits?: Fisher, J.H. 2017 Fisher, J. H. (2017). Who benefits from benefits? Strategic HR Review, Vol. 16 (3), pp.117-124

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 1 Semestre

2021/2022 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2019/2020 - 1 Semestre

2020/2021 - 1 Semestre

2022/2023 - 1 Semestre