Plano de Estudos
Gestão da Informação e do Conhecimento 9500217
Contextos
Groupo: 8_Plano 2020-2021 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco comum
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Dotar os alunos dos principais conceitos associados a dados, informação e conhecimento e promover a perceção da importância de uma gestão adequada destes ativos para o sucesso de políticas públicas, para uma Administração Pública eficaz e eficiente e para o desenvolvimento da Sociedade. Num momento em que os dados aumentam em cada dia em quantidades inimagináveis e em todos os setores (público, privado e social) e com uma progressiva utilização das tecnologias emergentes, nomeadamente a Inteligência Artificial, de forma mais transversal e universal, é fundamental que os cidadãos, as organizações e os políticos entendam as potencialidades à sua frente, as fragilidades dos seus pontos de partida, as tendências e orientações estratégicas (nacionais e internacionais), os potenciais riscos e as ações necessárias e adequadas em cada caso para garantir o uso ético, responsável e seguro dos dados. Discutir os desafios da gestão dos dados, informação e conhecimento no Século XXI.
Programa
Conceitos - dados, informação e conhecimento. Programas de Desenvolvimento da Sociedade da Informação (SI), do Governo Eletrónico e do Governo Digital. SI em Portugal e Europa. Estratégias e programas de desenvolvimento da SI e do Governo Eletrónico. Programas de Transição Digital. Serviços de Governo Eletrónico. Serviços G2C, G2B e G2G. Princípios do eGov (UE e OCDE). Serviços Públicos Digitais. Diretivas/Regulamentos Europeus. Análise de Casos de Uso: Identificação Eletrónica; Interoperabilidade; Dados Abertos; Portal Único de Serviços Públicos. Qualidade e Avaliação. Tecnologias Emergentes. 4ª Revolução Industrial. Robótica; Realidade Aumentada; Internet das Coisas; Blockchain; Inteligência Artificial. Sistemas Analíticos . Business Intelligence e Análise OLAP e ROLAP. Dados Abertos. Data driven GOV. Gestão do Conhecimento: Modelos de gestão de conhecimento. Processos de aprendizagem, inovação e conhecimento. Learning organizations, comunidades de prática e redes de conhecimento.
Método de Avaliação
Aulas teórico-práticas. Discussão de relatórios e artigos sobre os pontos da UC. Discussão de casos de uso das matérias ministradas. A avaliação (100%) é composta por duas componentes: 1 - Desenvolvimento de um artigo original resultante de investigação ou análise sobre um tema relacionado com a Unidade Curricular (80%); 2 - Apresentação e discussão oral do documento entregue (20%).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 69.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Digital Era Governance - IT Corporations, the State, and e-Government: Dunleavy, P., Margetts, H., Bostow, S. & Tinkler, 2006 Dunleavy, P., Margetts, H., Bostow, S. & Tinkler, J. (2006). Digital Era Governance - IT Corporations, the State, and e-Government. Oxford University Press.
- Foundations of Digital Government: Leading and Managing in the Digital Era: Veit, D. & Huntgeburth, J. 2013 Veit, D. & Huntgeburth, J. (2013). Foundations of Digital Government: Leading and Managing in the Digital Era. Springer.
- Digital government and public management research: finding the crossroads: Gil-Garcia, J. R., Dawes, S. S. & Pardo, T. A. 2018 Gil-Garcia, J. R., Dawes, S. S. & Pardo, T. A. (2018) Digital government and public management research: finding the crossroads, Public Management Review, 20:5, 633-646, DOI: 10.1080/14719037.2017.1327181
- Digital government: managing public sector reform in the digital era: Lips, M. 2020 Lips, M. (2020). Digital government: managing public sector reform in the digital era. Routledge.
Secundária
- Sociedade da Informação. O Percurso Português - Dez Anos de Sociedade da Informação: Análise e Perspectivas: Coelho, J.D. 2007 Coelho, J.D. (2007). O Percurso Português - Dez Anos de Sociedade da Informação: Análise e Perspectivas. Edições Sílabo
- A Quarta Revolução Industrial: Schwab, K., World Economic Forum 2017 Schwab, K. (2017) A Quarta Revolução Industrial. LEVOIR
- The Strategic Management of Information Systems. Building a Digital Strategy: Peppard, J. & Ward, J. 2016 Peppard, J. & Ward, J. (2016). The Strategic Management of Information Systems. Building a Digital Strategy. Wiley
- Knowledge Management in Organizations, a critical introduction.: Hislop, D., Bosua, R. & Helms, R. 2018 Hislop, D., Bosua, R. & Helms, R. (2018). Knowledge Management in Organizations, a critical introduction. (4th ed.) Oxford Press.
- Management Information Systems: Laudon, K.C. & Laudon, J.P. 2020 Laudon, K.C. & Laudon, J.P. (2020). Management Information Systems - (16th edition) Pearson
- E-Government Survey 2022: The Future of Digital Government: United Nations. Department of Economic and Social Affairs 2022 United Nations (2022). E-Government Survey 2022
- The Path to Becoming a Data-Driven Public Sector: OECD 2019 OECD (2019), The Path to Becoming a Data-Driven Public Sector, OECD Digital Government Studies, OECD Publishing, Paris, https://doi.org/10.1787/059814a7-en.
- The OECD Digital Government Policy Framework Six dimensions of a Digital Government: OECD 2020 OECD (2020), "The OECD Digital Government Policy Framework: Six dimensions of a Digital Government", OECD Public Governance Policy Papers, No. 02, OECD Publishing, Paris, https://doi.org/10.1787/f64fed2a-en.
- Exploring Digital Government transformation in the EU: Barcevičius, E., Cibaitė, G., Codagnone, C., Gineikytė, V., Klimavičiūtė, L., Liva, G., Matulevič, L., Misuraca, G. & Vanini, I. 2019 Barcevičius, E., Cibaitė, G., Codagnone, C., Gineikytė, V., Klimavičiūtė, L., Liva, G., Matulevič, L., Misuraca, G., Vanini, I., Editor: Misuraca, G., Exploring Digital Government transformation in the EU - Analysis of the state of the art and review of literature, EUR 29987 EN, Publications Office of the European Union, Luxembourg, 2019, ISBN 978-92-76-13299-8, doi:10.2760/17207, JRC118857