Plano de Estudos
Memória e Imaginações do Presente: Narrativas Africanas 6101226
Contextos
Groupo: 5_Plano 2017/2018 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Ramos > Cultura, Memória e Património em África
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Pouco estudadas em contextos académicos portugueses, pretende-se que os estudantes contactem com narrativas africanas para que consigam compreender e contextualizar o desenvolvimento de processos identitários africanos pré e pós movimentos independentistas. No final da unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de: - traçar a evolução da(s) narrativa(s) africana(s) como processo autonómico; - comparar e contrastar as trocas e influências discursivo-culturais entre a(s) narrativa(s) africana(s) e as de modelo denominado ocidental. - reconhecer as especificidades narrativo-identitárias no espaço da África lusófona;
Programa
Tópicos de leitura, interpretação e análise incluem: as narrativas africanas dos primeiros contactos (ex: Cartas do Preste João abexim à corte portuguesa, Autos de Floripes e Carloto), as narrativas do período da presença europeia (ex: crónicas de Pedro Cardoso, Helena Spencer, Ernesto Lara Filho, João Albiasini, a lírica de Noémia de Sousa), as narrativas do pós-independência (ex: a narrativa de Paulina Chiziane, os conteúdos da revista Nosgenti, as crónicas de Luís Fernando).
Método de Avaliação
Abordagem pedagógica em modelo de seminário. Método de avaliação: trabalho escrito de investigação com apresentação oral - 100%. Percentagem de 90% atribuída ao trabalho escrito e de 10% atribuído à apresentação oral.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 69.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Garuba, Henry (2005). The Unbearable lightness of being: refiguring trends in recent Nigerian poetry. English in Africa, 32(1), pp. 51-72. https://www.jstor.org/stable/40239029 Hakibou, Abdoulaye. (2018). Imagination and Thematic Reality in the African Novel: A New Vision for African Novelists. Advances in Literary Study, 6, 8-18. https://doi.org/10.4236/als.2018.61002 Kerr, Gordon (2013). Uma Breve História de África: Das Origens da Raça Humana à Primavera Árabe, trad. de Pedro Carvalho, Lisboa: Bertrand. Nhlapo, Thandabantu and Harry Garuba (2012). African Studies in the Post-colonial University. Cape Town: University of Cape Town. Url: http://www.africanstudies.uct.ac.za/sites/default/files/image_tool/images/327/Archive/Celebrating%20Africa%202012.pdf Excertos de textos narrativos de autores africanos serão distribuídos. : null null