Plano de Estudos
Sociologia da Educação 9240408
Contextos
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Sendo uma unidade curricular teórico-prática, visa desenvolver competências nos domínios cognitivo e das atitudes. No domínio cognitivo, incide sobre as competências de aquisição, compreensão e aplicação. Os estudantes deverão ser capazes de: - Identificar as origens, os objetos e as diversas linhas teóricas de desenvolvimento da Sociologia da Educação; - Saber integrar e interpretar a complexidade da relação da educação com a sociedade e o Estado; - Demonstrar capacidade analítica e reflexiva para discutir as novas tendências educativas tanto ao nível nacional como internacional; - Revelar capacidade para recolher, selecionar e interpretar a informação pertinente nos domínios estudados; - Saber implicar-se nos debates desenvolvidos em contexto de sala de aula e construir textos escritos académicos. Nas atitudes, visa-se o desenvolvimento de competências de escuta ativa, respeito pelos outros, trabalho em grupo e de fundamentar opiniões.
Programa
I. Origens, fundamentos e objetos da Sociologia da Educação 1. O estudo sociológico da educação: teorias clássicas e contemporâneas 2. A Sociologia da Educação em Portugal: ensino, investigação e horizontes II. Educação, Estado e Sociedade 1. A construção política e social da educação 2. O quadro normativo, social e político do sistema educativo português 3. Desigualdades no sistema educativo: Percursos escolares/familiares e expectativas sociais III. Tendências emergentes e cenários prospetivos na educação 1. Novos paradigmas e modelos educativos 2. A educação para o século XXI: questões e respostas
Método de Avaliação
Método expositivo/interativo: textos e materiais multimédia; debate; casos práticos; acompanhamento tutorial. 1. Avaliação contínua/AC: a). Realização de duas fichas de avaliação escrita individual (cada uma com uma ponderação de 40%) consubstanciada num conjunto de afirmações verdadeiras e falsas e numa pergunta de desenvolvimento com o objetivo de desenvolver o pensamento crítico e reflexivo; b). Sínteses Temáticas com uma componente de discussão oral elaboradas com base em textos de referência que procurarão ser os mais atualizados possíveis quanto aos temas selecionados (uma ponderação de 20%). 2. Avaliação por exame final: prova escrita de acordo com as normas regulamentares (100%).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 68.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Educação. In Sociologia (9ª edição), pp. 492...: Giddens, A. 2014 Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian
- Educação. Um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI: Delors, J. (Coord.) 1996 Lisboa: Edições Asa.
- 40 Anos de Políticas de Educação em Portugal. Volumes I e II: Rodrigues, M. L. 2014 Lisboa: Edições Almedina.
- A sociologia da educação de Pierre Bourdieu: Limites e contribuições: Nogueira, C.M.M. & Nogueira. M.A. 2002 In: Educação & Sociedade, ano XXIII, no 78, Abril/2002, pp. 15-36
- La educación en un mundo tras la COVID: nueve ideas para la acción pública: Comisión internacional sobre Los Futuros de la Educación 2020 Paris: UNESCO
- Educação, Sociologia da Educação e Teorias Sociológicas Clássicas: Marx, Durkheim e Weber: Lopes. P. C. 2012 In: Biblioteca on-line de ciências da comunicação
- Como Aprendem os Portugueses — escola, ensino básico e secundário, ensino superior: Castro,L. & Loura, C. 2020 Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos e Luísa Canto e Castro Loura
- Manifesto para uma escola quase perfeita.: Falcão,F. et al. 2021 Lisboa: Oficina do Livro
- Tendências e Controvérsias em Sociologia da Educação: Abrantes, P. (Org.) 2010 Lisboa: Editora Mundos Sociais.
- A sociologia da educação em Portugal : Perspetivas de futuro: Dionísio, B.; Lima Torres, L. L. e Alves, M. G. 2018 In Forum Sociológico [Online], 32 | 2018
- Incursões na Sociedade Educativa: Abrantes, P. & Seabra. 2016 Lisboa: Editora Mundos Sociais.