Plano de Estudos

Língua Chinesa LCHIN

Contextos

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > Opcional_3º ano_2º semestre_LRI_Opção 3

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > Opcional_3º ano_2º semestre_LRI_Opção 2

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta unidade curricular visa proporcionar aos estudantes uma introdução ao estudo da língua Chinesa. No final do semestre os estudantes deverão ser capazes de: 1. Identificar as diferentes componentes da língua chinesa; 2. Reconhecer elementos escritos e fonéticos; 3. Aplicar componentes lexicais e gramaticais a diálogos curtos de conversação quotidiana; 4. Reconhecer a relação estrutural e estruturante entre a língua chinesa (falada e escrita) e aspetos centrais da cultura chinesa.

Programa

1. Introdução ao estudo da língua Chinesa 2. Cumprimentos 3. Nomes e apelidos 4. Apresentar pessoas 5. Datas: ano, mês, dia do mês, dias da semana, horas 6. Idade e Família 7. Horas e hábitos do quotidiano 8. Direções e lugares 9. Ir às compras

Método de Avaliação

As aulas de língua terão uma componente expositiva e uma componente prática com exercícios de escrita, de gramática, de oralidade, de leitura e de compreensão auditiva. Modalidades de avaliação disponíveis: Avaliação Mista: os conteúdos do ponto 1 ao ponto 4, serão avaliados por meio da realização de um teste escrito e oral (50%); serão avaliados no exame de época normal os conteúdos do ponto 5 ao ponto 9 (50%). A adesão à modalidade de Avaliação Mista é obrigatoriamente formalizada por escrito, nos termos do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos e Competências do I Ciclo. A assiduidade é obrigatória nas aulas dedicadas a exercícios de avaliação. Avaliação Final: Exame final relativo a todos os pontos do programa da unidade curricular (100%).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 68.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • HSK Standard Course 1: Liping Jiang 2014 Jiang, Liping. 2014. HSK Standard Course 1, Beijing: Beijing Language and Culture University Press.

Secundária

  • 500 Cases of the Evolution of Chinese Characters: Leyi Li 2014 Li, Leyi. 2014. 500 Cases of the Evolution of Chinese Characters. Beijing: Beijing Language and Culture University Press

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 2 Semestre