Plano de Estudos

Cultura Chinesa Moderna e Contemporânea CCMC

Contextos

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > Opcional_3º ano_1º semestre_LRI - Opção 1

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta unidade curricular versa sobre as continuidades e mudanças culturais na sociedade chinesa ao longo da história, com um enfoque particular nos períodos moderno e contemporâneo. Depois de concluída, as/os estudantes devem ter adquirido e desenvolvido as seguintes competências: 1. Conhecer um conjunto de temáticas fundamentais para uma introdução ao estudo das culturas da China. 2. Identificar as principais tradições filosóficas, ideologias e processos políticos, e configurações sociais e culturais, da China Imperial à China Pós-Mao. 3. Entender e debater as principais transformações e, simultaneamente, os legados do passado que persistem na contemporaneidade.

Programa

1. Tradição e Império 1.1. A fundação do Império e as principais tradições filosóficas 1.2. A unidade política, territorial e cultural da China ao longo da História 2. Modernidades Chinesas: a revolução republicana e a revolução maoista 2.1. China Moderna: O impacto do Ocidente, a crítica ao Confucionismo e o nacionalismo 2.2. As Revoluções Chinesas: Movimento 4 de Maio, a Revolução Maoista e a Revolução Cultural 3. China Pós-Mao 3.1. Política de Reforma e Abertura, e o modelo económico Made in China 3.2. Parentesco, Família e piedade filial em transformação 3.3. Casamento, género e individualismo na China Contemporânea 3.4. Minorias étnicas e as religiões na China 3.5. Rural, urbano e a migração, hukou e suzhi 3.6. Consumo e emergência da classe média 3.7. Arte e sociedade na China Contemporânea 3.8. Cidadania, ambiente, internet e movimentos sociais

Método de Avaliação

Metodologias de ensino-aprendizagem que integram as seguintes componentes: 1) Aulas expositivas; 2) Leitura e análise de documentos; 3) Aulas abertas com especialistas convidados; 4) Apresentações, discussões e exercícios escritos em contexto de sala de aula. Existem as seguintes modalidades de avaliação: Avaliação Contínua (AC): Esta modalidade de avaliação é constituída pelos seguintes elementos: - apresentação de grupo e discussão com a docente de um tema do programa, em contexto de sala de aula (30%). - teste escrito (70%); A adesão à modalidade de Avaliação Contínua é obrigatoriamente formalizada por escrito, nos termos do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos e Competências do I Ciclo. A assiduidade é obrigatória nas aulas dedicadas a exercícios de avaliação. Ou Avaliação Final (AF) através de prova de exame escrito (100%).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 68.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • The Age of the Openness: Dikötter, Frank. 2008 Dikötter, Frank. 2008. The Age of Openness: China before Mao. Hong Kong: Hong Kong University Press.
  • Evocations of the Unspeakable: Trauma, Silence and Mourning in Con-temporary Chinese Art: Ganito, Tânia 2012 Ganito, Tânia. 2012. “Evocations of the Unspeakable: Trauma, Silence and Mourning in Contemporary Chinese Art”, in Daniela Agostinho et al. (eds.), Panic and Mourning: Cultural Tensions in Literature, Media and the Arts. Berlin: Walter de Gruyter, 161-179.
  • The Chinese Enlightenment:: Schwarz, Vera 1986 Schwarz, Vera. 1986. The Chinese Enlightenment: intellectuals and the legacy of the May Fourth Movement of 1919. Berkeley: University of California Press.
  • The Search for Modern China.: Spence, Jonathan. 1990 Spence, Jonathan. 1990. The Search for Modern China. New York e London: W.W. Norton Company.
  • No Feminino Singular: identidades de género de mulheres chinesas migrantes.: Rodrigues, Irene. 2009 Rodrigues, Irene. 2009. No Feminino Singular: identidades de género de mulheres chinesas migrantes. Lisboa: ISCSP-UTL.

Secundária

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 1 Semestre