Plano de Estudos

Inglês C1 (Nível IV) IC(I

Contextos

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > Opcional_3º ano_2º semestre_LRI_Opção 3

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > Opcional_3º ano_2º semestre_LRI_Opção 2

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 2º Ano > Língua_2º ano_2º semestre_LRI

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 1º Ano > Língua_1º ano_2º semestre_LRI

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O objetivo principal desta UC é o de ativar e melhorar competências pré-existentes para permitir comunicação efetiva no âmbito das Ciências Sociais. Levar-se-á a cabo análise de necessidades do grupo, adaptando o programa para a efetiva melhoria de competências. Os estudantes deverão, no final do semestre: reconhecer e usar conceitos como audiência, propósito, contexto ou género para utilização em situações de compreensão de texto escrito ou de produção de escrita; apoiar a argumentação, seja escrita ou oral através do uso de exemplos, comentários e/ou material citado e devidamente referenciado; refletir criticamente sobre a escrita ou produção oral próprias. O desenvolvimento de conhecimento específico envolverá trabalho gramatical avançado (formas verbais, advérbios, adjetivos, conjunções e estrutura) e vocabulário, a este nível; as competências de avaliação autónoma da produção própria e de estudo individual; o desenvolvimento de aptidões como autoconfiança, pronúncia e entoação.

Programa

Áreas temáticas de leitura e reflexão crítica: International Relations, Communication Issues, People and Ideas, Law and Society, Education and Employment, entre outros que se considerem necessários. Áreas gramaticais: Revision of verb tenses; verb patterns; linkers; word order; adjectives; adverbs. Tipos de Escrita: Argumentative Essay; Review; Scientific Article. Desenvolvimento de capacidades de fluência, debate e argumentação.

Método de Avaliação

Abordagem funcional e comunicacional da língua. As aulas decorrerão em regime de seminário, com preparação prévia pelos estudantes das tarefas a realizar, dependendo das competências a adquirir e praticar no decurso das aulas, com facilitação do professor e diálogo interpares. As modalidades de avaliação em vigor são: a) Avaliação contínua, na Época Normal; b) Avaliação final, nas Épocas de Recurso e Especial: I) Época Normal – Avaliação Contínua: 1) Teste escrito 1 (individual e presencial) – 40%; 2) Teste escrito 2 (individual e presencial) – 50 %; 3) Elementos de avaliação não calendarizados (presenciais) – 10%. De acordo com o número 3 do Artigo 7.º do Regulamento de Avaliação do I Ciclo de Estudos do ISCSP, a Avaliação contínua “pressupõe o acompanhamento regular da atividade letiva por parte dos/as estudantes e do respetivo desempenho por parte dos/as docentes”. II) Épocas de Recurso e Especial – Avaliação final: 1) Exame final escrito (individual e presencial) – 100%.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 68.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

Secundária

  • Academic vocabulary in use: McCarthy, M. & O’Dell, F. 2016 McCarthy, M. & O’Dell, F. (2016). Academic vocabulary in use. Cambridge University Press.
  • Cambridge academic English. An integrated skills course for EAP - Advanced: Hewings, M. & Thaine, C. 2012 Hewings, M. & Thaine, C. (2012). Cambridge academic English. An integrated skills course for EAP - Advanced. Cambridge University Press.

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 2 Semestre

2024/2025 - 2 Semestre