Plano de Estudos
Espanhol B1.1 (Nível III) EB(I
Contextos
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > Opcional_3º ano_1º semestre_LRI - Opção 1
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 2º Ano > Língua_2º ano_1º semestre_LRI
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 1º Ano > Língua_1º ano_1º semestre_LRI
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Esta unidade curricular pretende capacitar os alunos para consolidar o conhecimento já aprendido e atingir os objectivos fixados para o nível B1 pelo Quadro Comum Europeu de Referência para as Línguas (QCER). Definido como “utilizador independente”, o aluno do nível B1 deve ser capaz de usar a língua para o desempenho de transações e interações sociais no quotidiano, bem como para compreender e produzir textos orais e escritos sobre tópicos ligados aos seus interesses pessoais e profissionais, os seus gostos e as suas necessidades. Pretende‐se ainda promover a aquisição e o desenvolvimento das destrezas, competências e conhecimentos necessários para os alunos se tornarem, não só agentes sociais, mas falantes interculturais e aprendizes autónomos.
Programa
Conteúdo Gramatical: Futuro Simples. Perífrases verbais. Estruturas condicionais. Presente de Subjuntivo. Frases temporais com CUANDO. Frases relativas com preposição. Contraste Indicativo/ Conjuntivo na expressão dos graus de certeza. Imperativo afirmativo e negativo dar conselhos e instruções. Pronomes. Conteúdo Funcional: Exprimir desejos, necessidades e reivindicações. Opinar sobre situações e factos. Exprimir finalidade. Exprimir graus de certeza. Formular hipóteses sobre o futuro. Exprimir condição. Recursos para escrever uma carta de presentación. Recursos para escrever una carta aberta denunciando um problema Conteúdos Temáticos: Tecnologia. Educação e futuro. Consumo e meio ambiente. Comida e alimentação. Vida administrativa e ativismo social. âmbito laboral.
Método de Avaliação
Abordagem funcional e comunicacional da língua, em que os discentes são incentivados a participar regularmente em todas as actividades de aprendizagem. Os estudantes deverão realizar tarefas de preparação nas aulas dependendo das competências a adquirir, com facilitação pelo professor e em diálogo interpares. Modalidade de Avaliação: Avaliação Contínua (AC). De acordo com o número 5, 6 e 7 do Artigo 7º do Regulamento de Avaliação do I Ciclo, a AC estará constituida por: -1º Prova Escrita individual: 30% -2º Prova Escrita individual: 60%. Ambos elementos (30 + 60%) em média devem atingir uma classificação mínima de 7 (sete) valores. -3ª Elementos não agendados (máximo dois): 10% que consisitirão em tarefas que envolvem produções escritas, interações orais ou apresentações, contextualizadas. Estas tarefas podem variar segundo o nível de língua e o número de alunos por turma.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 60.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Campus Sur, Cuaderno de Ejercicios A1-B1: Varo, R., et. al 2017 Varo, R., et. al (2017). Campus Sur, Cuaderno de Ejercicios A1-B1, Difusión.
- Campus Sur, Curso Intensivo de Español A1-B1: Vro, R. et el. 2017 Varo, R., et. al. (2017). Campus Sur, Curso Intensivo de Español A1-B1, Difusión.
Secundária
- ensenanza/actividades: Instituto Cervantes N/A http://cvc.cervantes.es/ensenanza/actividades_ave/aveteca.htm.
- Diccionario Escolar de la Real Academia Española: Real Academia Española 1997 Real Academia Española (1997). Diccionario Escolar de la Real Academia Española. RAE- Espasa.
- Gramática de uso del español para extranjeros. Teoría y práctica (niveles elemental e intermedio): Aragonés, L. et al. 2003 Aragonés, L. et al. (2003). Gramática de uso del español para extranjeros. Teoría y práctica (niveles elemental e intermedio). SM.
- Aula Internacional 3 plus: Corpas, J., et al 2007 Corpas, J., et al, (2007), Aula Internacional 3 plus, Difusión
- Gramática básica del estudiante de español: ALONSO, R. et al. 2011 ALONSO, R. et al. (2011). Gramática básica del estudiante de español. Difusión.