Plano de Estudos
Espanhol A1 (Nível I) EA(I
Contextos
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > Opcional_3º ano_1º semestre_LRI - Opção 1
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 2º Ano > Língua_2º ano_1º semestre_LRI
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 1º Ano > Língua_1º ano_1º semestre_LRI
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Esta unidade curricular destina-se aos estudantes que pretendem desenvolver e consolidar a sua competência comunicativa escrita e oral no nível A1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. Prepara os estudantes para comunicar em situações simples e quotidianas. São usados materiais pedagógicos e documentos autênticos para levar os estudantes a compreender e produzir textos orais e escritos e diálogos na oralidade, bem como aprender a agir através da língua em diferentes âmbitos sociais e profissionais, focando-o dentro de un contexto de aprendizagem das Ciências Sociais.
Programa
Recursos pragmáticos, discursivos, funcionais e sociolinguísticos de alta frequência para produzir textos e diálogos breves, descritivos e narrativos, em situações quotidianas. -Recursos nocionais e lexicais elementares para interagir em situações quotidianas, dentro e fora da aula: dados pessoais; caracterização do físico e do carácter; relações familiares, profissionais e sociais; produtos de uso quotidiano; vida escolar; lugares, viagens e serviços; tempos livres, celebrações e diversões. -Forma e uso das unidades gramaticais elementares para formar frases simples: concordâncias; ordem da frase e dos constituintes; género e número de nomes e adjectivos; modo Indicativo dos verbos regulares e dos verbos auxiliares; determinantes, pronomes e quantificadores; advérbios e preposições. -Ortografia e ortoépia elementares do Espanhol. -Contraste lexical e gramatical entre o Português e o Espanhol relativamente aos textos e actividades da aula.
Método de Avaliação
Abordagem funcional e comunicacional da língua, em que os discentes são incentivados a participar regularmente em todas as atividades de aprendizagem. Os estudantes deverão realizar tarefas de preparação nas aulas dependendo das competências a adquirir, com facilitação pelo professor e em diálogo interpares. Modalidade de Avaliação: Avaliação Contínua (AC). De acordo com o número 5, 6 e 7 do Artigo 7º do Regulamento de Avaliação do I Ciclo, a AC estará constituída por: -1º Prova Escrita individual: 30% -2º Prova Escrita individual: 60%. Ambos elementos (30% + 60%) em média devem atingir uma classificação mínima de 7 (sete) valores. -3ª Elementos não agendados (máximo dois): 10% que consistirão em tarefas que envolvem produções escritas, interações orais ou apresentações, contextualizadas. Estas tarefas podem variar segundo o nível de língua e o número de alunos por turma.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 60.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Campus Sur, Cuaderno de Ejercicios A1-B1: Varo, R., et. al. 2017 Varo, R., et. al (2017). Campus Sur, Cuaderno de Ejercicios A1-B1. Difusión.
- Campus Sur, Curso Intensivo de Español A1-B1: Varo, R., et. al. 2017 Varo, R., et. al. (2017). Campus Sur, Curso Intensivo de Español A1-B1. Difusión.
Secundária
- Atividades gratuitas da Aveteca do Instituto Cervantes para vários níveis.: Instituto Cervantes N/A http://cvc.cervantes.es/ensenanza/actividades_ave/aveteca.htm
- Gramática básica del estudiante de español: R. Alonso et al. 2011 R. Alonso et al. (2011). Gramática básica del estudiante de español, Difusión.
- Diccionario Abreviado de Uso del Español Actual: N/A 2003 Diccionario Abreviado de Uso del Español Actual, (2003). SGEL.