Plano de Estudos
Alemão A2. 1 (Nível III) AA1(I
Contextos
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > Opcional_3º ano_1º semestre_LRI - Opção 1
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 2º Ano > Língua_2º ano_1º semestre_LRI
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 1º Ano > Língua_1º ano_1º semestre_LRI
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Esta unidade curricular destina-se aos estudantes que pretendem continuar os seus estudos de Alemão depois terem concluído o Nivel A1 do Quadro Europeu Comum de Referência (QECR). Visa desenvolver a capacidade de compreender e expressar de forma oral e por escrito, informação em artigos pouco complexos do âmbito da vida diária e cultural nos países de língua alemã. Visa a aquisição e desenvolvimento das quatro competências: escrita, leitura, compreensão e produção orais adequados ao Nível A2.1. do Quadro Europeu Comum de Referência (QECR). São usados materiais pedagógicos e documentos autênticos para levar os estudantes a adquirirem a capacidade de compreender e exprimir oralmente e por escrito de um modo ainda relativamente simples informações sobre questões atuais e tradições das sociedades da língua alemã e sobre a vida privada e profissional
Programa
Recursos pragmáticos, discursivos, funcionais e sociolinguísticos de alta frequência para produzir textos e diálogos breves, descritivos e narrativos. Recursos nocionais e lexicais elementares para interagir em situações dentro e fora da aula: p.ex. discutir o uso dos média, o sistema educativo, a vida na cidade, a vida profissional e temáicas da política atual. Compreensão e redação de textos adequados ao nível A2.1. Áreas gramaticais: As preposições e conectores mais importantes, comparativo e superlativo, verbos reflexivos e uso do conjuntivo.
Método de Avaliação
Abordagem funcional e comunicacional da língua, em que os discentes são incentivados a participar em todas as atividades de aprendizagem programadas. Os estudantes deverão realizar tarefas de preparação para as aulas dependendo das competências a adquirir/praticar/melhorar, com facilitação pelo professor e em diálogo interpares. Modalidades de Avaliação: - Avaliação Contínua (AC) - dois testes individuais escritos (50%+50%). De acordo com o Artigo 7º do Regulamento de Avaliação do I Ciclo, a AC “pressupõe o acompanhamento regular da atividade letiva por parte dos/das estudantes”. Nas épocas de recurso e especial apenas a modalidade de Avaliação Final (exame final escrito=100%) está disponível.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 60.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Grammatik aktiv - Üben - Hören - Sprechen, (A1-B1): Jin, F., & Voß, U. 2018 Jin, F., & Voß, U. (2018). Grammatik aktiv - Üben - Hören - Sprechen, (A1-B1). Cornelsen
- Netzwerk neu A2, Deutsch als Fremdsprache, Kurs- und Übungsbuch: Dengler, S., Rusch, P., Schmitz, H., Sieber,T. 2022 Dengler, S., Rusch, P., Schmitz, H., Sieber,T. (2022) Netzwerk neu A2, Deutsch als Fremdsprache, Kurs- und Übungsbuch. Klett
Secundária
- Pons Online Wörterbuch: N/A N/A Pons Online Wörterbuch, Vários