Plano de Estudos
Inglês C1 (Nível IV) IC(I
Contextos
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > Opcional_3º ano_1º semestre_LRI - Opção 1
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 2º Ano > Língua_2º ano_1º semestre_LRI
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 1º Ano > Língua_1º ano_1º semestre_LRI
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O objetivo principal desta UC é o de ativar e melhorar competências pré-existentes para permitir comunicação efetiva no âmbito das Ciências Sociais. Levar-se-á a cabo análise de necessidades do grupo, adaptando o programa para a efetiva melhoria de competências. Os estudantes deverão, no final do semestre: reconhecer e usar conceitos como audiência, propósito, contexto ou género para utilização em situações de compreensão de texto escrito ou de produção de escrita; apoiar a argumentação, seja escrita ou oral através do uso de exemplos, comentários e/ou material citado e devidamente referenciado; refletir criticamente sobre a escrita ou produção oral próprias. O desenvolvimento de conhecimento específico envolverá trabalho gramatical avançado (formas verbais, advérbios, adjetivos, conjunções e estrutura) e vocabulário, a este nível; as competências de avaliação autónoma da produção própria e de estudo individual; o desenvolvimento de aptidões como autoconfiança, pronúncia e entoação.
Programa
Áreas temáticas de leitura e reflexão crítica: International Relations, Communication Issues, People and Ideas, Law and Society, Education and Employment, entre outros que se considerem necessários. Áreas gramaticais: Revision of verb tenses; verb patterns; linkers; word order; adjectives; adverbs. Tipos de Escrita: Argumentative Essay; Review; Scientific Article. Desenvolvimento de capacidades de fluência, debate e argumentação.
Método de Avaliação
Abordagem funcional e comunicacional da língua. As aulas decorrerão em regime de seminário, com preparação prévia pelos estudantes das tarefas a realizar, dependendo das competências a adquirir e praticar no decurso das aulas, com facilitação do professor e diálogo interpares. As modalidades de avaliação em vigor são: a) Avaliação contínua, na Época Normal; b) Avaliação final, nas Épocas de Recurso e Especial: I) Época Normal – Avaliação Contínua: 1) Teste escrito 1 (individual e presencial) – 40%; 2) Teste escrito 2 (individual e presencial) – 50 %; 3) Elementos de avaliação não calendarizados (presenciais) – 10%. De acordo com o número 3 do Artigo 7.º do Regulamento de Avaliação do I Ciclo de Estudos do ISCSP, a Avaliação contínua “pressupõe o acompanhamento regular da atividade letiva por parte dos/as estudantes e do respetivo desempenho por parte dos/as docentes”. II) Épocas de Recurso e Especial – Avaliação final: 1) Exame final escrito (individual e presencial) – 100%.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 60.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- AI ethics with Chinese characteristics? Concerns and preferred solutions in Chinese academia: Zhu, J. 2022 Zhu, J. (2022). AI ethics with Chinese characteristics? Concerns and preferred solutions in Chinese academia. AI & Society. 1-14. DOI: 10.1007/s00146-022-01578-w
- Four freedoms speech: Roosevelt, F.D. 1941 Roosevelt, F.D. (1941). Four freedoms speech. http://www.americanrhetoric.com/speeches/fdrthefourfreedoms.htm
- “So whereto now” speech: Mandela, N. 1994 Mandela, N. (1994). "So whereto now" speech. https://www.sahistory.org.za/archive/address-president-nelson-mandela-anniversary-soweto-uprising-16-june-1976-16-june-1994
- Inaugural speech: Mandela, N. 1994 Mandela, N. (1994). Inaugural speech. https://www.africa.upenn.edu/Articles_Gen/Inaugural_Speech_17984.html
- The data delusion: Lepore, J. 2023 Lepore, J. (2023; March 27). The data delusion. The New Yorker. https://www.newyorker.com/magazine/2023/04/03/the-data-delusion
- I have a dream: King, M.L. 1963 King, M.L. (1963). I have a dream. https://www.americanrhetoric.com/speeches/mlkihaveadream.htm
- “Change is closer than we think.” Inside Alexandria Ocasio-Cortez's unlikely rise: Alter, C. 2019 Alter, C. (2019, March 21). “Change is closer than we think.” Inside Alexandria Ocasio-Cortez's unlikely rise. Time Magazine. https://time.com/longform/alexandria-ocasio-cortez-profile/
Secundária
- Academic vocabulary in use: McCarthy, M. & O’Dell, F. 2016 McCarthy, M. & O’Dell, F. (2016). Academic vocabulary in use. Cambridge University Press.
- Cambridge academic English. An integrated skills course for EAP - Advanced: Hewings, M. & Thaine, C. 2012 Hewings, M. & Thaine, C. (2012). Cambridge academic English. An integrated skills course for EAP - Advanced. Cambridge University Press.