Plano de Estudos
Francês A2 (Nível II) FrA2
Contextos
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > Opcional_3º ano_2º semestre_LRI_Opção 3
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > Opcional_3º ano_2º semestre_LRI_Opção 2
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 2º Ano > Língua_2º ano_2º semestre_LRI
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 1º Ano > Língua_1º ano_2º semestre_LRI
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
onsolidação e expansão das competências anteriormente adquiridas e aquisição dos conteúdos estabelecidos pelo Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas para o nível A2. Aquisição de estratégias para ativar conhecimentos adequados sobre regras gramaticais e funcionais, que permitam interagir em diferentes contextos comunicativos. Compreender informações e conversas ouvidas; falar sobre experiências próprias ou alheias, dando diferentes tipos de informação e respondendo a perguntas de forma fluente e correcta. Compreender vários tipos de textos simples (informativos, narrativos, argumentativos, descritivos, etc.) e escrever pequenas mensagens ou textos informativos. Dominar estratégias de comunicação que permitam construir e consolidar aprendizagens. Ganhar autonomia para alargar o conhecimento da língua em diferentes ambientes sociais.
Programa
Falar de experiencias e habilidades. Descrever uma coisa, um problema ou uma pessoa. Fazer recomendações. Exprimir gostos e preferências. Falar de viagens. Pedir coisas e favores. Falar de actividades profissionais ou de lazer. Relatar experiências passadas. Falar de intenções e projectos. Pedir num estabelecimento público. Relatar no passado. Falar de hábitos, costumes e circunstancias no passado. Valorar y opinar. Revisão de presentes regulares e irregulares. Expressão do presente contínuo, do passado (passado composto e passado imperfeito) e do futuro (futuro próximo e futuro simples). Verbos pronominais; complementos verbais; pronomes. As frases interrogativas e passivas.
Método de Avaliação
Abordagem funcional e comunicacional da língua, em que os discentes são incentivados a participar regularmente em todas as actividades de aprendizagem. Os estudantes deverão realizar tarefas de preparação nas aulas dependendo das competências a adquirir, com facilitação pelo professor e em diálogo interpares. Modalidade de Avaliação: Avaliação Contínua (AC). De acordo com o número 5, 6 e 7 do Artigo 7º do Regulamento de Avaliação do I Ciclo, a AC estará constituida por: -1º Prova Escrita individual: 30% -2º Prova Escrita individual: 50%. Ambos elementos (30 + 50%) em média devem atingir uma classificação mínima de 7 (sete) valores. -3ª Elementos não agendados (máximo dois): 20% que consisitirão em tarefas finais que envolvem produções escritas, interações orais ou apresentações, contextualizadas. Estas tarefas podem variar segundo o nível de língua e o número de alunos por turma.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 68.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Objectif Diplomatie 1 – Le français des relations internationales et européennes A1/A2.: Riehl, L., Soignet, M., Amiot, M.-H. 2017 Riehl, L., Soignet, M., Amiot, M.-H. (2017). Objectif Diplomatie 1 – Le français des relations internationales et européennes A1/A2. Hachette français langue étrangère.
- Objectif Express 1 – Le monde professionnel en français: Dubois, A.-L. e Kaddani, S 2022 Dubois, A.-L. e Kaddani, S. (2022). Objectif Express 1 – Le monde professionnel en français. Hachette français langue étrangère.
Secundária
- Manuel de compréhension orale A2: Cloutier, E. 2024 Cloutier, E. (2024). Manuel de compréhension orale A2. Les éditions MD.