Plano de Estudos

Francês A1 (Nível I) FrA1

Contextos

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > Opcional_3º ano_1º semestre_LRI - Opção 1

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 2º Ano > Língua_2º ano_1º semestre_LRI

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 1º Ano > Língua_1º ano_1º semestre_LRI

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta unidade curricular destina-se aos estudantes que pretendem desenvolver e consolidar a sua competência comunicativa escrita e oral no nível A1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. Prepara os estudantes para comunicar em situações simples e quotidianas. São usados materiais pedagógicos e documentos autênticos para levar os estudantes a compreender e produzir textos orais e escritos e diálogos na oralidade, bem como aprender a agir através da língua em diferentes âmbitos sociais e profissionais, focando-o dentro de um contexto de aprendizagem das Ciências Sociais.

Programa

Recursos pragmáticos, discursivos, funcionais e sociolinguísticos de alta frequência para produzir textos e diálogos breves, descritivos e narrativos, em situações quotidianas. Recursos nocionais e lexicais elementares para interagir em situações quotidianas, dentro e fora da aula: identificação pessoal, relações familiares e tempos livres, os números, as horas, a rotina diária, a orientação, vida escolar; lugares, viagens e serviços. Redação e compreensão de textos adequados ao nível A1. Forma e uso das unidades gramaticais elementares para formar frases simples: concordâncias; ordem da frase e dos constituintes; género e número de nomes e adjetivos; modo indicativo dos verbos regulares e dos verbos auxiliares; determinantes, pronomes, preposições básicas.

Método de Avaliação

Abordagem funcional e comunicacional da língua, em que os discentes são incentivados a participar regularmente em todas as actividades de aprendizagem. Os estudantes deverão realizar tarefas de preparação nas aulas dependendo das competências a adquirir, com facilitação pelo professor e em diálogo interpares. Modalidades de Avaliação: - Avaliação Contínua (AC) - dois testes individuais escritos (20%+50%); uma apresentação oral em equipa (20%) e uma avaliação não programada ao longo do semestre (10%). De acordo com o número 1 do Artigo 7º do Regulamento de Avaliação do I Ciclo, a AC “pressupõe o acompanhamento regular da atividade letiva e do desempenho dos estudantes”. - Avaliação Final (AF) - exame final escrito (100%). No caso de escolha de AC, o docente deve ser informado por escrito da opção por AC até duas semanas após o início das aulas. Em caso de desistência da AC, o docente deve ser obrigatoriamente informado até uma semana antes da realização do primeiro elemento de avaliação

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 68.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

Secundária

  • Manuel de compréhension orale A1: Cloutier, E. 2022 Cloutier, E. (2022). Manuel de compréhension orale A1.Les Éditions MD.
  • Mon alter ego 1: Himber, C.; Hugot, C.; Waendendries, M. 2023 Himber, C.; Hugot, C.; Waendendries, M. (2023). )Mon alter ego 1. Hachette français langue étrangère.

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 1 Semestre