Plano de Estudos
Espanhol B1.2 (Nível IV) 9229218
Contextos
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > Opcional_3º ano_2º semestre_LRI_Opção 2
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 2º Ano > Língua_2º ano_2º semestre_LRI
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 1º Ano > Língua_1º ano_2º semestre_LRI
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Esta unidade curricular pretende capacitar os alunos para consolidar o conhecimento já aprendido e atingir os objectivos fixados para o nível B1 pelo Quadro Comum Europeu de Referência para as Línguas (QCER). Definido como “utilizador independente”, o aluno do nível B1 deve ser capaz de usar a língua para o desempenho de transações e interações sociais no quotidiano, bem como para compreender e produzir textos orais e escritos sobre tópicos ligados aos seus interesses pessoais e profissionais, os seus gostos e as suas necessidades. Pretende‐se ainda promover a aquisição e o desenvolvimento das destrezas, competências e conhecimentos necessários para os alunos se tornarem, não só agentes sociais, mas falantes interculturais e aprendizes autónomos.
Programa
Pretérito Mais-que-Perfeito de Indicativo. Frases de relativo com preposição. Frases adverbiais com Indicativo e Conjuntivo. Combinação de Infinitivo com pronomes. Construções reflexivas e não reflexivas. Construções passivas y recursos para exprimir impersonalidade. SER/ ESTAR/ PARECER + atributo. Alternância Indicativo / Conjuntivo com verbos de sentimento. Alternância Indicativo/ Subjuntivo com verbos de influência. Conteúdos Funcionais: Relatar experiências passadas. Exprimir impessoalidade. Exprimir emoções e sentimentos. Aconselhar. Exprimir acordo e desacordo. Conteúdos temáticos: História y política. Internet e novas formas de trabalho. Manifestações culturais do mundo hispano. Universidades espanholas e latino-americanas.
Método de Avaliação
Abordagem funcional e comunicacional da língua, em que os discentes são incentivados a participar regularmente em todas as actividades de aprendizagem. Os estudantes deverão realizar tarefas de preparação nas aulas dependendo das competências a adquirir, com facilitação pelo professor e em diálogo interpares. Modalidades de Avaliação: - Avaliação Contínua (AC) - dois testes individuais escritos (50%+50%). De acordo com o número 1 do Artigo 7º do Regulamento de Avaliação do I Ciclo, a Avaliação Contínua (AC) “pressupõe o acompanhamento regular da atividade letiva e do desempenho dos estudantes”. - Avaliação Final (AF) - exame final escrito (100%). O docente deve ser obrigatoriamente informado por escrito da opção por AC até duas semanas após o início das aulas. Em caso de desistência da AC, o docente deve ser obrigatoriamente informado até uma semana antes da realização até uma semana antes da realização do primeiro elemento de avaliação. Nas épocas de recurso e especial exame.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 68.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Campus Sur, Cuaderno de Ejercicios A1-B1.: Rosales, F., Moreno, T., Lara, A., Salamanca, P., 2017 Rosales, F., Moreno, T., Lara, A., Salamanca, P.,(2017). Campus Sur, Cuaderno de Ejercicios A1-B1. Difusión.
- Campus Sur, Curso Instensivo de Español A1-B1: Rosales, F., Moreno, T., Lara, A., Salamanca, P., 2017 Rosales, F., Moreno, T., Lara, A., Salamanca, P.,(2017). Campus Sur, Curso Instensivo de Español A1-B1. Difusión.
Secundária
- Diccionario Escolar de la Real Academia Española, con apéndices gramatical y ortográfico: Real Academia Española 1997 RAE (1997). Diccionario Escolar de la Real Academia Española, con apéndices gramatical y ortográfico. Real Academia Española.
- Gramática de uso del español para extranjeros. Teoría y práctica (niveles elemental e intermedio): Aragonés, L. et al. 2003 ARAGONÉS, L. et al. (2003): Gramática de uso del español para extranjeros. Teoría y práctica (niveles elemental e intermedio), SM.