Plano de Estudos
Espanhol B1.1 (Nível III) 9229116
Contextos
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > Opcional_3º ano_1º semestre_LRI - Opção 1
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 2º Ano > Língua_2º ano_1º semestre_LRI
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 1º Ano > Língua_1º ano_1º semestre_LRI
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > 615_Opção V- RI (2014/2015)
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > 615_Opção V- RI (2014/2015)
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Esta unidade curricular pretende capacitar os alunos para consolidar o conhecimento já aprendido e atingir os objectivos fixados para o nível B1 pelo Quadro Comum Europeu de Referência para as Línguas (QCER). Definido como “utilizador independente”, o aluno do nível B1 deve ser capaz de usar a língua para o desempenho de transações e interações sociais no quotidiano, bem como para compreender e produzir textos orais e escritos sobre tópicos ligados aos seus interesses pessoais e profissionais, os seus gostos e as suas necessidades. Pretende‐se ainda promover a aquisição e o desenvolvimento das destrezas, competências e conhecimentos necessários para os alunos se tornarem, não só agentes sociais, mas falantes interculturais e aprendizes autónomos.
Programa
Conteúdo Funcional: Exprimir desejos e necessidades. Opinar sobre situações e factos. Exprimir finalidade. Exprimir graus de certeza. Formular hipóteses sobre o futuro. Exprimir condição. Conteúdo Gramatical: Futuro Simples. Perífrases verbais. Estruturas condicionais. Presente de Subjuntivo. Frases temporais com CUANDO. Frases relativas. Contraste Indicativo/ Conjuntivo na expressão dos graus de certeza. Conteúdos Temáticos: Tecnologia. Educação e futuro. Consumo e meio ambiente.
Método de Avaliação
Abordagem funcional e comunicacional da língua, em que os discentes são incentivados a participar regularmente em todas as actividades de aprendizagem. Os estudantes deverão realizar tarefas de preparação nas aulas dependendo das competências a adquirir, com facilitação pelo professor e em diálogo interpares. Modalidades de Avaliação: - Avaliação Contínua (AC) - dois testes individuais escritos (50%+50%). De acordo com o número 1 do Artigo 7º do Regulamento de Avaliação do I Ciclo, a Avaliação Contínua (AC) “pressupõe o acompanhamento regular da atividade letiva e do desempenho dos estudantes”. - Avaliação Final (AF) - exame final escrito (100%). O docente deve ser informado pela plataforma de e-learning da opção por AC até duas semanas após o início das aulas. Em caso de desistência da AC, o docente deve ser obrigatoriamente informado até uma semana antes da realização até uma semana antes da realização do primeiro elemento de avaliaçã. Nas épocas de recurso e especial, AF.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 0.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Gramática básica del estudiante de español: ALONSO, R. et al. 2011 ALONSO, R. et al. (2011). Gramática básica del estudiante de español. Difusión
- Campus Sur. Cuaderno de Ejercícios A1-B1: VV.AA. 2017 Campus Sur, Cuaderno de Ejercicios A1-B1. Difusión.
- Campus Sur. Curso Intensivo de Español A1-B1: VV.AA. 2017 VV.AA. (2017). Campus Sur, Curso Instensivo de Español A1-B1. Difusión.
Secundária
- Diccionario Escolar de la Real Academia Española: Real Academia Española 1997 RAE (1997). Diccionario Escolar de la Real Academia Española. RAE- Espasa.
- actividades: Insituto Cervantes S/d ttp://cvc.cervantes.es/ensenanza/actividades_ave/aveteca.htm.
- Uso de la Gramática Española: Intermedio: CASTRO, Francisca 2006 CASTRO, Francisca (2006). Uso de la Gramática Española: Intermedio. Edelsa