Plano de Estudos

Introdução à Análise de Dados 9240201

Contextos

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 2º Ano > 264_Opção II - RI

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > 264_Opção II - RI

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 1º Ano > 264_Opção II - RI

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Sensibilizar os alunos para a importância da análise de dados e em simultâneo conferir-lhes competências fundamentais no domínio da aplicação das ferramentas estatística. Para a obtenção de aprovação nesta unidade curricular os alunos terão que: 1) Compreender dos conceitos de probabilidade e de variável aleatória, e adquirir a capacidade de os aplicar em contextos reais. 2) Compreender o conceito de amostra e saber identificar e aplicar as diferentes formas de amostragem. 3) Conseguir criar ficheiros de dados em ambiente SPSS, através da definição dos vários tipos de variáveis que caracterizam os indivíduos. 4) Conseguir analisar com destreza os dados de amostras, através do SPSS e fundamentalmente interpretar bem os resultados conseguidos. 5) Efetuar o cálculo de boas estimativas, recorrendo aos intervalos de confiança

Programa

1. INTRODUÇÃO À ESTATÍSTICA 1.1. O que é a Estatística 1.2. Escalas de medida e tipos de variáveis 2. AMOSTRAGEM 2.1. Aleatoriedade vs Representatividade 2.2. Amostragem aleatória e não aleatória 3. INTRODUÇÃO AO SPSS 3.1. Estrutura do programa 3.2. Ferramentas de validação de dados 3.3. Transformação dos dados 3.4. Representação gráfica 4. ESTATÍSTICA DESCRITIVA 4.1. Descrição tabelar 4.2. Descrição paramétrica 4.3. Descrição gráfica 4.4. Estimação pontual e por intervalos 5. CONCEITO DE PROBABILIDADE 5.1. Definição de conceitos 5.2. Definições de probabilidade 5.3. Diagramas de Venn 5.4. Acontecimentos independentes 5.5. Probabilidades condicionadas 5.6. Teorema da probabilidade total e fórmula de Bayes

Método de Avaliação

Serão utilizados métodos de aprendizagem que envolvam os alunos na análise e aplicação de conceitos em contextos reais, resultando na aquisição de competências teóricas e metodológicas essenciais. O docente começará por resolver um exercício com os alunos, nos exercícios seguintes, o docente será moderador. Os temas serão abordados com auxílio do SPSS. A avaliação contínua é a modalidade adotada em Época Normal e decorre durante o período letivo, pressupondo o acompanhamento regular da atividade letiva por parte dos/as estudantes. A avaliação contínua desta Unidade Curricular integra três elementos de avaliação: dois elementos de avaliação escrita e individual (50% + 25%), calendarizados e realizados em sala de aula; e um elemento de avaliação em grupo (25%), calendarizado e realizado em sala de aula. A avaliação final, disponível na Época de Recurso e na Época Especial, consiste num exame final escrito, individual e presencial (100% da nota).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 68.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Introdução à análise de dados: com recurso ao SPSS: Ramos Pinto, R. 2012 Ramos Pinto, R. (2012). Introdução à análise de dados: com recurso ao SPSS (2a ed.). Edições Sílabo

Secundária

  • Exercícios de estatística descritiva para as ciências sociais: Barroso, M. Sampaio, E. & Ramos, M. 2010 Barroso, M. Sampaio, E. & Ramos, M. (2010). Exercícios de estatística descritiva para as ciências sociais (2ª ed.). Edições Sílabo
  • Exercícios de estatística aplicada: Reis, E. Melo, P. Andrade, R. & Calapez, T. 2012 Reis, E. Melo, P. Andrade, R. & Calapez, T. (2012). Exercícios de estatística aplicada (2ª ed., Vol. 1). Edições Sílabo
  • IBM SPSS 19 Guide to data analysis: Norusis, M. 2012 Norusis, M. (2012). IBM SPSS 19 Guide to data analysis . Pearson Prentice Hall
  • Análise estatística: com utilização do SPSS: Maroco, J. 2007 Maroco, J. (2007) Análise estatística: com utilização do SPSS (3ª ed.). Lisboa: Edições Sílabo
  • Social statistics for a diverse society: Frankfort-Nachmias & C. Leon-Guerrero, A. 2018 Frankfort-Nachmias & C. Leon-Guerrero, A. (2018). Social statistics for a diverse society (8th ed.). SAGE Publications.
  • Estatística descritiva: Reis, E. 2009 Reis, E. (2009). Estatística descritiva (2ª ed.). Edições Sílabo

Disciplinas de Execução

2013/2014 - 2 Semestre

2014/2015 - 2 Semestre

2015/2016 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2019/2020 - 2 Semestre