Plano de Estudos

Projeto e Instituições da União Europeia 9229507

Contextos

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Pretende-se que os alunos adquiram um conhecimento aprofundado sobre o projeto europeu e as suas instituições: as suas origens, evolução, políticas e processos de decisão. No final da Unidade Curricular espera-se que os alunos saibam: - descrever os motivos do nascimento do projeto europeu; - identificar e explicar as instituições da UE e a sua dinâmica com os Estados-membros, os processos políticos e de decisão, bem como as principais áreas políticas da UE; - distinguir os diferentes conceitos e teorias da integração europeia e aplicar os instrumentos de análise aos temas da UE; - discutir e formular opinião sobre os temas da UE (desafios, problemas e futuro).

Programa

1. O que é a Europa? Da ideia europeia à reConstrução da Europa: a UE um projeto de paz 2. A originalidade do método de Monnet: a integração gradual e supranacional 3. A matriz teórica do projeto europeu: das teorias da integração às teorias da governação 4. A evolução histórica das CE's à UE: o triunfo da integração económica 5. A evolução histórica das CE's à UE: as dificuldades da integração política 6. O sistema político da UE: um projeto 'sui generis' 7. De Roma a Lisboa: a história e a evolução do projeto europeu a partir dos Tratados 8. A singularidade do sistema institucional e dos processos de decisão e formação de políticas da UE 9. A UE e os seus cidadãos: cidadania europeia, euroceticismo, défice democrático 10. A Política Externa e de Segurança Comum (PESC) e a Política Comum de Segurança e Defesa (PCSD) da UE 11. A Política de Alargamento da UE e a Política Europeia de Vizinhança 12. A ideia europeia do Reino Unido e o desafio do 'Brexit'

Método de Avaliação

1. Explanação dos conteúdos programáticos em aula com vista à transmissão de conhecimento teórico; 2. Discussão em aula de temas e debates sobre o projeto europeu e as suas instituições com o objetivo de desenvolver o espírito crítico dos alunos, bem como a sua capacidade de aplicar o conhecimento teórico à análise da singularidade e evolução da UE.    Avaliação Final: prova de exame escrito (100%). 

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 68.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Politics in the European Union: Bache, I., Bulmer, S., George, S., Parker, O. 2015 Bache, I., Bulmer, S., George, S., Parker, O. (2015) Politics in the European Union (4ªed.) Oxford: OUP.
  • Reflexões sobre a UE em tempos de crise e incerteza: a UE como a melhor resposta dos Estados aos desafios da segurança: Castro, A. S. 2017 Castro, A. S. (2017) Reflexões sobre a UE em tempos de crise e incerteza: a UE como a melhor resposta dos Estados aos desafios da segurança. In Lara, A.S (Coord.) Paz e Guerra: Contributo para o diálogo entre DI e RI (pp.269-288). Lx: ISCSP.
  • Quo Vadis Europa? Para onde caminha a UE?: o «Brexit» e a afirmação da indispensabilidade do projecto europeu: Castro, A. S. 2018 Castro, A. S. (2018) Quo Vadis Europa? Para onde caminha a UE?: o «Brexit» e a afirmação da indispensabilidade do projecto europeu. In Lara, A.S. (Coord.) Estado, Ordem Internacional e Novas Ameaças (pp.139-174). Lx: MGI.
  • Os paradoxos da construção da «Europa da defesa»: reflexões sobre a União Europeia (UE) como actor civil, a projecção de influência pela via militar e a questão do exército europeu: Castro, A. S. 2019 Castro, A. S. (2019) Os paradoxos da construção da «Europa da defesa»: reflexões sobre a União Europeia (UE) como actor civil, a projecção de influência pela via militar e a questão do exército europeu. In Lara, António Sousa (Coord.) Segurança e Crises Internacionais (pp. 135-166) Lisboa: Edições MGI.
  • European Union Politics: Cini, M., Pérez-Solorzano Borragan, N. (Eds.) 2022 Cini, M., Pérez-Solorzano Borragan, N. (Eds.) (2022) European Union Politics (6ª.ed.) Oxford: OUP.
  • The European Union: How does it work?: Kenealy, D., Peterson J., Corbett, R. (Eds.) 2018 Kenealy, D., Peterson J., Corbett, R. (Eds.) (2018) The European Union: How does it work? (5ªed.) Oxford: OUP.
  • Policy-Making in the European Union: Wallace, H., Pollack, M.A., Roederer-Rynning, C., Young, A.R. (Eds.) 2020 Wallace, H., Pollack, M.A., Roederer-Rynning, C., Young, A.R. (Eds.) (2020) Policy-Making in the European Union (8ªed.) Oxford: OUP.

Secundária

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 1 Semestre

2022/2023 - 1 Semestre

2021/2022 - 1 Semestre

2019/2020 - 1 Semestre

2020/2021 - 1 Semestre