Plano de Estudos

Estratégia 9229505

Contextos

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

No final do processo de aprendizagem associado a esta Unidade Curricular, os Estudantes deverão ter adquirido conhecimentos e competências que lhes permitam: 1. Conhecer a evolução histórica e o estado da arte da Teoria da Estratégia nas suas principais escolas de pensamento. 2. Compreender que a Estratégia é um processo que visa materializar um caminho de transição de uma situação presente para uma situação desejada. 3. Conhecer e compreender o conceito de Estratégia, as suas componentes, as suas relações com outros conceitos-chave e as suas divisões. 4. Conhecer, compreender e articular os elementos essenciais do processo estratégico. 5. Conhecer e compreender as características essenciais dos processos de interação estratégica.

Programa

1. Introdução à Estratégia 1.1. Perspetiva Histórico-Evolutiva da Estratégia 1.2. Escolas Anglo-Saxónicas e Continentais 1.3. Escola Estratégica Portuguesa 2. Estratégia como Processo 2.1. Componentes do conceito de Estratégia adotado 2.2. Relações da Estratégia com a Segurança Nacional e a Defesa Nacional 2.3. Conceções particulares 2.4. Divisões da Estratégia 3. Elementos Essenciais do Processo Estratégico 3.1. Modalidade de ação 3.2. Fatores de decisão 3.3. Níveis de decisão e execução 3.4. Princípios e regras da Estratégia 3.5. Centro de Gravidade 3.6. Vantagem Estratégica 3.7. Provas da Estratégia 4. Interação Estratégica 4.1. Tipologia dos Processos conjuntivos e disjuntivos 4.2. Formas de ação pacíficas e não pacíficas 4.3. Modelos de ação estratégica integral

Método de Avaliação

O ensino é feito através de aulas teórico-práticas e de orientação tutorial. O ensino teórico-prático é concretizado por intervenções expositivas em sala de aula, acompanhadas da discussão e reflexão orientada sobre a matéria. As intervenções expositivas realizam-se sobre os conteúdos programáticos e são devidamente enquadradas nas competências a adquirir com a unidade curricular. A discussão e reflexão sobre as matérias lecionadas é efetuada com recurso à participação ativa dos alunos, fomentada pelo questionamento pessoal e pelos debates centrados em torno de pequenos textos. O ensino de orientação tutorial é materializado no acompanhamento dos alunos, de forma individual ou em pequenos grupos, através do desenvolvimento de trabalhos sob a forma de análise e discussão de artigos científicos relevantes. A modalidade de Avaliação é a Final: prova de exame escrito (100%).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 68.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Introduction à la Stratégie: Beaufre, A. 1965 Beaufre, A..(1965) Introduction à la Stratégie. Paris: Libraire Amand Colin.
  • Elementos de Estratégia (Vol. I): Couto, Abel. 1988 Couto, Abel. (1988) Elementos de Estratégia (Vol. I). Lisboa: Instituto de Altos Estudos Militares.
  • Modern Strategy: Gray, C. 1999 Gray, C.. (1999). Modern Strategy. Oxford: Oxford University Press.
  • Teoria Geral da Estratégia - o essencial ao processo estratégico: Ribeiro, A. 2009 Ribeiro, A. (2009). Teoria Geral da Estratégia - o essencial ao processo estratégico. Coimbra: Almedina.
  • Política de Defesa Nacional e Estratégia Militar - modelo de elaboração: Ribeiro, A. 2010 Ribeiro, A. (2010). Política de Defesa Nacional e Estratégia Militar - modelo de elaboração. Lisboa: Diário de Bordo.
  • Introdução à Estratégia: Beaufre, A. 2004 (1963) Beaufre, A. (2004 [1963]).Introdução à Estratégia. Lisboa: Edições Sílabo
  • Strategic Studies: Ayson, R. 2008 Ayson, R. (2008). Strategic Studies. Em C. Reus-Smit, & D. Snidal, The Oxford Handbook of International Relations (pp. 558-575). Oxford: Oxford University Press.
  • Posfácio: Couto, A. 2004 Couto, A. (2004). Posfácio. Em A. Horta Fernandes, & F. Abreu, Pensar a Estratégia - do Político-Militar ao Empresarial (pp. 215-230). Lisboa: Edições Sílabo.
  • Strategic studies and the problem of power.: Freedman, L. 2014 Freedman, L. (2014). Strategic studies and the problem of power. Em T. G. Mahnken, & J. A. Maiolo, Strategic Studies - A Reader - Second Edition (pp. 9-21). Abingdon: Routledge.
  • Strategic Studies – A Reader: Mahken, T.; Maiolo, J. 2014 Mahken, T.; Maiolo, J. (2014). Strategic Studies – A Reader (2.ª ed.). Abingdon: Routledge

Secundária

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 1 Semestre

2022/2023 - 1 Semestre

2013/2014 - 1 Semestre

2014/2015 - 1 Semestre

2015/2016 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2019/2020 - 1 Semestre

2020/2021 - 1 Semestre

2021/2022 - 1 Semestre