Plano de Estudos
Psicologia 9023205
Contextos
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 1º Ano > 264_Opção II - RI
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > 264_Opção II - RI
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 2º Ano > 264_Opção II - RI
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A disciplina de Psicologia, unidade curricular opcional, tem como principal objectivo dar aos alunos uma formação geral na área da psicologia, realçando aspectos nucleares da cognição e comportamento humano - e por isso essenciais a qualquer comunicador ou jornalista - e que são determinantes para a própria área cientifica e profissional das Ciências da Comunicação. Alguns destes aspectos estão relacionados com processos cognitivos, como a percepção do mundo, a motivação, as emoções e a memória, que influenciam a comunicação. Assim, espera-se que os alunos sejam capazes de: aplicar os conhecimentos e a capacidade de compreensão adquiridos, de forma a evidenciarem uma abordagem profissional ao trabalho desenvolvido na sua área vocacional; desenvolver competências que lhes permitam comunicar informação, ideias, problemas e soluções, tanto a públicos constituídos por especialistas, como por não especialistas; e capacitar-se para uma aprendizagem autónoma ao longo da vida.
Programa
1. Introdução à ciência psicologica e interesse para as ciências da comunicação 2. Percepção 2.1 Percepção do mundo à nossa volta 2.2 Organização preceptiva 2.3 Sociedade, cultura e percepção 3. Motivação e emoções 4. Memória 4.1 Codificação, armazenamento e recuperação da memória 4.2 Tipos de memória 4.3 Estratégias de desenvolvimento da memória 5. Aprendizagem 6. Cognição e linguagem 6.1 Pensamento e raciocínio 6.2 Relaçõess entre o pensamento e a linguagem 6.3 Comunicação verbal e não verbal 6.4 Desenvolvimento da linguagem 6.5 Criatividade e resolução de problemas 7. Consciência 7.1 Consciência em estado de vigília 7.2 Sono e sonhos 7.3 Hipnose 7.4 Meditação 7.5 Drogas e alterações do estado de consciência 8. Desenvolvimento Cognitivo e da Personalidade 9. Perturbações Mentais
Método de Avaliação
As aulas usam uma pedagogia que integra metodologias teórico-práticas, formação de grupos para trabalho de equipa, elaboração de análise crítica, discussão e negociação entre pares. Todas as aulas são suportadas com bibliografia específica e outro material complementar que está disponível para os alunos via plataforma Moodle. A Avaliação é Contínua (AC). Esta modalidade de avaliação é constituída pelos seguintes elementos de avaliação: i) participação nos debates realizados em aula (10%); ii) trabalho de grupo com a matéria aplicada às Ciências da Comunicação (40%, em que 20% da nota do trabalho de grupo corresponde à apresentação oral e 80% ao trabalho escrito) e iiI) teste escrito individual presencial em data a indicar no início do semestre (50%).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 68.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Noba textbook series: Psychology.: Biswas-Diener, R. & Diener, E. 2020 Biswas-Diener, R. & Diener, E. (Eds). (2020). Noba textbook series: Psychology. Champaign, IL: DEF Publishers.
- Psychology: Myers, D. & DeWall, N. 2018 Myers, D. & DeWall, N. (2018). Psychology. New York: Worth Publishers.
- Psicologia: Gleitman, H., Fridlund, A., & Reisberg, D. 2003 Gleitman, H., Fridlund, A., & Reisberg, D. (2003). Psicologia. Lisboa: Edições Gulbenkian.
- Introdução à Psicologia: Feldman, R.S. 2015 Feldman, R.S. (2015). Introdução à Psicologia. Lisboa: McGraw-Hill.
Secundária
- O livro da Psicologia: Collin, C. et al. 2014 Collin, C. et al. (2014). O Livro da Psicologia. Lisboa: Marcador Editora.
- Psicologia Aplicada: Lopes, M. P., Palma, P. J., Bártolo-Ribeiro, R. & Pinha e Cunha, M. 2011 Lopes, M. P., Palma, P. J., Bártolo-Ribeiro, R. & Pinha e Cunha, M. (Eds.). (2011). Psicologia Aplicada. Lisboa: RH