Plano de Estudos
Cooperação Internacional para o Desenvolvimento 9448615
Contextos
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 2º Ano > 614_Opção IV - RI (2014/2015)
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > 616_Opção VI - RI (2014/2015)
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > Opcional_3º ano_2º semestre_LRI_Opção 3
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 1º Ano > 612_Opção II - RI (2014/2015)
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > Opcional_3º ano_2º semestre_LRI_Opção 2
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Esta UC visa a integrar os estudantes nos debates teóricos e empíricos sobre o "mundo" da Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (CID). Embora a área desta UC seja marcadamente interdisciplinar, é dado enfoque destacado à abordagem antropológica, sendo esperado que os estudantes sejam capazes de: OA1 - Conhecer os principais conceitos ligados ao mundo da cooperação internacional OA2 - Descrever a evolução e os atuais desafios da CID OA3 - Analisar e contrastar o desempenho das OI numa perspetiva antropológica OA4 - Avaliar a ação das ONGs através de etnografias OA5 - Reconhecer as fragilidades e benefícios dos direitos humanos e do relativismo, nomeadamente quanto à ajuda aos povos indígenas e às desigualdades de género OA6 - Saber aplicar os conteúdos aprendidos num projeto de ajuda ao desenvolvimento
Programa
1. Panorama da Cooperação internacional: desafios e debates 1.1. Dimensões da cooperação internacional: natureza, atores e instrumentos 1.2. Evolução e motivações da CID 1.3. Desafios atuais da CID: os ODMs, ODS e a Agenda pós-2015 2. Etnografias da ajuda 2.1. O papel da antropologia na cooperação top-down 2.2. A NGO-grafia 3. Antropologia, Direitos Humanos e a Cooperação 3.1. Universalismo vs Relativismo 3.2. Direitos Humanos e a Ajuda às Populações Indígenas 3.3. Direitos Humanos e Género: a retórica da ¿salvação das mulheres¿
Método de Avaliação
Os modos de ensino da UC incluem: exposição de conteúdos do programa com suportes áudio-visuais e promoção da reflexão acompanhados do debate crítico em aula, mediante perguntas e respostas; apresentação de materiais audiovisuais com incentivo à participação e discussão dos conteúdos; disponibilização de leituras orientadas e de materiais de apoio ao autoestudo; e orientação tutorial. Avaliação contínua com componente formativa e sumativa de 2 exercícios individuais: análise crítica de um filme (50%); teste (50%).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 68.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Cooperação Internacional para o Desenvolvimento: Pignatelli, M. (Coord.) 2016 Pignatelli, M. (Coord.) (2016). Cooperação Internacional para o Desenvolvimento. Lisboa: Colibri.
- Adventures in Aidland: The Anthropology of Professionals in International Development: Mosse, D. (Ed.) 2013 Mosse, David (Ed.) (2013). Adventures in Aidland: The Anthropology of Professionals in International Development (Studies in Applied Anthropology). NY/Oxford: Berghahn Books.
- Whose development - An Ethnography of Aid.: Crew, E. e Harrison, E. 1998 Crew, E. e Harrison, E. (1998). Whose development - An Ethnography of Aid. London and New Cork: Zed Books.
- Anthropology and the South-South encounter: on “culture” in Brazil-Africa relations.: Cesarino, L. 2017 Cesarino, L. (2017). Anthropology and the South-South encounter: on “culture” in Brazil-Africa relations. American Anthropologist, 119(2), 333-358.
- O que a perspectiva antropológica tem a dizer sobre a avaliação de projetos sociais apoiados pela cooperação internacional?: Cardoso, M. L. M. e Costa, D. M. 2014 Cardoso, M. L. M. e Costa, D. M. (2014). O que a perspectiva antropológica tem a dizer sobre a avaliação de projetos sociais apoiados pela cooperação internacional? Antropologia e Políticas Globais, 41, 117-140.
- How humans cooperate: confronting the challenges of collective action: Blanton, R. E. & Fargher, L. F. 2016 Blanton, R. E. & Fargher, L. F. (2016). How humans cooperate: confronting the challenges of collective action. Boulder: University Press of Colorado.