Plano de Estudos

Psicologia Social 9157204

Contextos

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > 264_Opção II - RI

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 2º Ano > 264_Opção II - RI

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 1º Ano > 264_Opção II - RI

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A introdução dos principais modelos teóricos da PS e de exemplos de investigações e aplicações-em especial na área da GRH-assegura uma visão alargada, histórica e inovadora desta disciplina científica. O conhecimento aprofundado dos modelos e conceitos, permite também a compreensão da ligação da PS com a prática da vida social em geral, e com as dinâmicas de relações em contexto organizacional, em particular. Objectivos: - Construção ativa do conhecimento de conceitos base e modelos teóricos das abordagens psicossociais aos fenómenos de grupo e ao conflito e negociação entre grupos, através de uma metodologia interativa-ativa e expositiva-interrogativa. - Compreender a contribuição da investigação fundamental e aplicada em PS para o conhecimento das dinâmicas sociais, através da reflexão individual e da discussão em grupo. - Adquirir competências para gerir processos sociais complexos, no contexto da GRH, através da vivência de situações típicas baseadas em casos reais.

Programa

1. Perspetiva Histórica e Origens da Psicologia Social (PS): Raízes e evolução da PS. As principais teorias. 2. Identidade Social: Grupos e representações sociais. Conflitos intergrupais e dilemas sociais. 3. Processos de Influência Social: Normas, consenso, conformismo, obediência, influência das minorias e expectativas sociais. 4. Formação de Impressões e Atribuição Causal: Investigação sobre a inferência social, formação e mudança de impressões. 5. Julgamento na Incerteza e Tomada de Decisão: A racionalidade limitada do ser humano e as heurísticas mentais. 6. Estereótipos Sociais: Estereótipos, preconceitos, discriminação, e estratégias para mudança e redução. 7. Atitudes, Persuasão e Influência Social: Possibilidades de influência social positiva. 8. Desenvolvimento Social: Socialização, aprendizagem social, e desenvolvimento social e moral do adulto. 9. Psicologia Social nas Organizações: Aplicação na GRH. 10. Inteligência Artificial (IA): Impacto da IA na PS e nas organizações.

Método de Avaliação

As modalidades de avaliação em vigor são as seguintes: a) Avaliação contínua (AC), na Época Normal (EN); b) Avaliação final (AF), na Época de Recurso (ER) e Época Especial (EE). A avaliação contínua (AC) disponível na EN contém três momentos de Avaliação: 25% - Realização de Vídeo Educativo em grupo sobre um tópico da Psicologia Social relevante para a Gestão de Recursos Humanos. O vídeo deverá ser apresentado oralmente e acompanhado por um relatório detalhado elaborado em grupo; O vídeo, a apresentação do mesmo e a elaboração do relatório detalhado sobre este é realizado em grupo, contudo, a nota atribuída aos elementos do grupo não será necessariamente a mesma, solicitando-se inclusive ao grupo a sua heteroavaliação. A nota deste elemento de avaliação será assim individual. 25% - Realização de um Poster científico em grupo, integrando todas as sugestões transmitidas em sala de aula, na sequência da entrega e apresentação do vídeo educativo. A nota deste elemento de avaliação será assim uma nota de grupo, atribuída por isso a todos os elementos do grupo, cujo o nome conste do trabalho em formato de Poster entregue, via Moodle. 50% - Teste escrito, individual, presencial e sem consulta. A avaliação final (AF), disponível na ER e na EE, consiste num exame final, escrito, individual, presencial e sem consulta. O exame final tem uma ponderação de 100% na nota final da unidade curricular. O acesso à modalidade de avaliação contínua (AC) implica a adesão escrita do aluno, no link disponível para esse efeito, no decurso das duas primeiras semanas de aulas.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 68.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

Secundária

  • Psicologia Aplicada: Lopes, M.P., Palma, P.J., Ribeiro, R.B., & Cunha, M.P (Coord.) 2011 Lopes, M.P., Palma, P.J., Ribeiro, R.B., & Cunha, M.P. (Coord.) (2011). Psicologia Aplicada . Lisboa: RH Editora.
  • Social Psychology: Aronson, E., Wilson, T. D., Akert, R. M., & Sommers, S. R. 2019 Aronson, E., Wilson, T. D., Akert, R. M., & Sommers, S. R. (2019). Social Psychology (10th Edition). Noida: Pearson Education India.
  • Applied Psychology in Human Resource Management: International Edition: Aguinis, H., & Cascio, W. F. 2013 Aguinis, H., & Cascio, W. F. (2013). Applied Psychology in Human Resource Management: International Edition (7th Edition). New York: Pearson Education.
  • Psicologia: Gleitman, H. 2003 Gleitman, H. (2003). Psicologia . Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Disciplinas de Execução

2019/2020 - 2 Semestre